senha

Palavra da Inspetora

em 13/04/2018 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - Circular 04/2018 


"As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo." (2Cor 2,17)



Queridas irmãs,

Na cruz de Jesus está o segredo da vida de doação assumida até as últimas consequências: tudo por causa de um grande amor. Ajudando-nos como irmãs a carregar o peso dos problemas e dificuldades umas das outras, encontramos a razão de ser de nosso relacionamento fraterno. Experimentamos a verdadeira alegria. Sua vida, feito um de nós, foi somente doação, ajuda ao erguimento dos caídos em seus sofrimentos e dificuldades. Ele nos amou por primeiro e seu amor é eterno.

Nesta dinâmica de vida e morte vencemos os desafios presentes no cotidiano de nossas vidas. Superamos o veneno das serpentes dos ódios e da falta de amor, com o olhar cheio de esperança para Aquele que se deixou crucificar para que também nós nos despojemos de toda maldade e todo egoísmo. Superemos, portanto, todo tipo de violência e injustiça.

O evangelista lembra:  “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto assim é necessário que o Filho do homem seja levantado” (Jo 3,14). Todos os que nele colocarem fé alcançarão a vida plena. Ele nos mostra que somente somos divinizados quando vivemos de forma profundamente humana com o semelhante.

Somos convidadas a viver uma vida Nova em Cristo. Este é o apelo neste tempo pascal. Cristo está no meio de nós, e nos convida a sermos pessoas novas, gente de esperança, protagonistas de uma história marcada por tantas dores, mas enraizada na certeza: a vida vence a morte sempre!   

Podemos nos perguntar: mas, como vivermos uma nova vida em Cristo nestes tempos tão difíceis? Uma pista para levarmos uma vida nova, como exorta São Paulo, é nos abrirmos à alegria da ressurreição. Lembra-nos o Papa Francisco: “não podemos ter medo da alegria. É necessário celebrarmos o mistério de sua morte na sexta, porém ressuscitarmos com Ele em sua Páscoa. Não devemos ter medo da proximidade com Cristo, pois ele caminha conosco. ‘Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos’”.

Como discípulas, que tem a vida transformada pela ressurreição de Cristo e espalha a boa nova aos demais, façamos também nós, a experiência de estar com Cristo no caminho da cruz e no túmulo vazio e, consequentemente, no encontro pessoal com Ele, ressuscitado. Assim como aqueles que experimentaram a novidade da ressurreição e voltaram à comunidade para espalhar e testemunhar a Palavra experimentada entre os demais, como as mulheres e os discípulos de Emaús, a mulher Samaritana que na busca de água para matar sua sede é surpreendida pelo encontro que a provoca a sair de si e colocar-se em diálogo profundo com o Mestre, saímos também nós e, em atitude de discípulas, corramos para anunciar o que experimentamos. Espalhemos, então, a alegria do encontro único e pessoal, multipliquemos e testemunhemos o que ouvimos e experimentamos, e irradiemos a alegria deste encontro profundo com o Cristo ressuscitado. 

Por fim, a vida nova em Cristo nos possibilita caminhar em meio às dificuldades, sabendo que nossos sofrimentos aqui são passageiros, e após a dor vem a alegria. Nesta dinâmica de morte e ressurreição para uma nova vida, devemos seguir promovendo a solidariedade, a fraternidade, o diálogo, espalhando com alegria os feitos do Senhor e as maravilhas do amor de Deus pela humanidade.

Boas Festas de Páscoa! A alegria do Cristo Ressuscitado seja a nossa força.

Com alegria fraterna,

Ir.  Ana Teresa

Fonte: Redação