senha

Retiro das Inspetoras da América com a Madre

em 28/10/2017 | 00h00min

Retiro das Inspetoras da América com a Madre

De 10 a 27 de outubro de 2017, Madre Yvonne Reungoat compartilhou os Exercícios Espirituais com as Inspetoras da América e realizou alguns encontros. A Madre foi acolhida no dia 10 de outubro, no aeroporto internacional de Cidade do México, por Ir. Guadalupe Torres Montiel, Inspetora da MME, Ir. Maria Teresa Zumaya, Vigária inspetorial, Ir. Luz Maria Martinez, Secretária inspetorial, Ir. Maria Guadalupe Cervantes, diretora da Comunidade “Maria Auxiliadora” Casa inspetorial e Ir. Yolanda Jiménez, membro do Âmbito para a Comunicação da Inspetoria e Ir. Madalena Scaramussa, Inspetora do Brasil, representando as Inspetoras da América.

Madre Yvonne foi recebida com uma calorosa saudação e um ramo de flores em sinal de gratidão pela sua presença. Depois de poucos minutos também o Pe. José Cristo Rey Garcia Paredes, pregador dos Exercícios Espirituais, chegou ao aeroporto e juntos chegaram à casa inspetorial da Inspetoria mexicana N.Sra. de Guadalupe (MME), onde a esperavam as irmãs da casa inspetorial e das comunidades próximas. No fim da tarde foi celebrada a Eucaristia precedida por uma breve explicação sobre a aparição da Santíssima Virgem de Guadalupe.

No dia 11 de outubro as Inspetoras da América, no início dos dias de oração e de silêncio, viveram a peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, para entregarem a Ela as Inspetorias e o encontro com a Madre. O encontro com a Virgem foi profundo, um ato de confiança, uma graça de senti-la mais perto e entregar ao seu coração de Mãe as pobrezas, as esperanças e os desejos de paz de todo o povo.

Após a peregrinação foi feita a visita à comunidade Maria Auxiliadora, Centro de Espiritualidade Villa SPEM, em Coacalco, para conhecer os lugares onde se passaram os últimos momentos de vida da Serva de Deus Ir. Antonieta Böhm, da qual está em andamento o processo de Beatificação. Uma discípula incansável e missionária nas terras do México, o rosto da bondade e da ternura de Deus, uma mulher de fé sólida e inabalável, alimentada por uma forte união com Deus, que transparece do seu olhar, de sua delicadeza e gentileza. O seu apostolado foi um apostolado mariano especial, promovendo a devoção e a confiança na poderosa intercessão de Maria Auxiliadora, obtendo graças espirituais e materiais para todos os que lhe eram confiados.

Nessa casa, depois de ouvir emocionantes testemunhos sobre os milagres, a Madre e as Inspetoras apreciaram o belo musical Um caminho de luz, uma representação sobre a vida de Madre Böhm, preparada por estudantes e educadores. No final do espetáculo, Madre Yvonne disse aos/às jovens: «Espero que vocês, jovens, possam descobrir a mesma luz e transformá-la em amor por Maria, com o entusiasmo e na vida de todos os dias. É um augúrio para todas as Irmãs, vocês jovens em formação, os leigos, os pais, os amigos da Família Salesiana, as Inspetoras da América. Penso que vendo o musical alguma coisa mudou em nós, vocês, jovens, nos iluminaram com a luz de vocês, e nos encorajaram a viver com maior entusiasmo a nossa vida, de sermos luz para os outros».

No final desta experiência a Madre e as Inspetoras fizeram os exercícios espirituais na casa de São José do Vale, onde natureza e silêncio favoreceram e tornaram mais fecundo o encontro com o Senhor. A Madre, na abertura da experiência, disse: «Estou muito feliz de estar com vocês, sinal de comunhão e proximidade. Viveremos um tempo de encontro com Deus, é um tempo para sentir-nos olhadas por Ele; para experimentar a serenidade que vem do seu olhar misericordioso, cheio de amor e ternura. Nesse tempo de encontro com o Senhor, no silêncio, entreguemos a Ele a nossa missão salesiana aqui na América; e o caminho para a santidade. Viver esta experiência juntas reforçará o nosso sentido de pertença a todo o Instituto».

O tema dos exercícios Uma aliança e três conselhos evangélicos, foi a reflexão que o Padre José Cristo Rey apresentou com sabedoria e profundidade. Um tema que, hoje, é essencial para a Vida consagrada. O convite feito foi de colocar Jesus no primeiro lugar, de deixar-nos fascinar por sua Palavra, de viver a vida consagrada com vigilância, equilíbrio, beleza, alegria, serenidade, fé e lucidez.

No final dos Exercícios Espirituais a Madre fez um encontro com as Inspetoras da América. Depois, de 24 a 27 de outubro esteve presente no encontro da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) e de 28 a 31 fez uma visita breve à Inspetoria Santa Catarina de Sena (BSP).

veja mais fotos

Fonte: Redação