senha

XVI Jornada de Espiritualidade Juvenil Salesiana

em 28/10/2017 | 00h00min

XVI Jornada de Espiritualidade Juvenil Salesiana

Com a presença de 260 participantes provenientes das casas das FMA e SDB do Estado do Rio de Janeiro, realizou-se a XVI Jornada de Espiritualidade Juvenil Salesiana, com o tema: Somos Família e Maria é nossa Mãe, baseando-se na Estréia e fechando o ano Mariano.  O Colégio Salesiano da Região Oceânica, desde o raiar do dia abriu a casa e o coração de um modo fraterno e carinhoso acolhendo a todos e colocando à disposição toda a estrutura bem como a partilha do café e lanche.

 A partir das 7h lá estava a equipe de animação e acolhida. Para os últimos retoques e preparação do café.  A partir daí foram chegando pouco a pouco os grupos sendo acolhidos, acolhendo,  fazendo o  credenciamento,   oração e  café. A animação estava estampada no rosto dos que chegavam, mesmo os que se levantaram às 3 da manhã.  

Depois de um tempo de animação coordenado por Junior Guzzo, o coordenador de Pastoral da Casa,  Renato Freitas, abriu o evento  com palavras de Boas vindas e  fazendo memória das Jornadas. Em seguida Pe. Edilson e Ir. Maria Rita Zampirolli falaram em nome dos Inspetores SDB e FMA.

Ir. Teresinha deu a partida para o início  da oração que  rezou e celebrou a Família de  Nazaré e a Família Salesiana.  A Família Salesiana celeste representada por Maria Auxiliadora, D. Bosco, Madre Mazzarello, Mamãe Margarida , Laura Vicunha, e o menino santo Domingos Sávio, se uniu com a família peregrina da AJS num hino de louvor e agradecimento. Os jovens ofereceram os corações de suas famílias e receberam a luz para evangelizar  estas mesmas famílias. Com a luz nas mãos, proclamaram o  salmo do Jovem  salesiano.

“As 10h30, os jovens organizados em 11 oficinas orientados pelos  assessores, a maioria jovens,  das várias presenças, trabalharam  temas     inspirados na Estreia, e um sobre N. S. Aparecida devido aos 300 anos: 1- Família e Palavra de Deus  e Realidade das Famílias; 2 A vocação da Família - O  amor no Matrimonio; 3 - O Amor fecundo - Acompanhamento das Famílias; 4- Espiritualidade conjugal- Família opção de Deus Encarnado; 5- Dom Bosco, em família – Mamãe Margarida; 6-Madre Mazzarello e a família; 7- A família de Nazaré; 8- Família escola de vida e de amor; 9- Clima de Família – Coração Oratoriano; 10 - Maria, Mãe e Mestra – Auxiliadora; 11 -Nossa Senhora Aparecida – 300 anos.

Depois do almoço, o grupo de teatro do Colégio Salesiano da Região Oceânica apresentou  o sonho dos 9 anos  e puxou várias apresentações das oficinas, como também de Capoeira, seguido de um perfeito Oratório Salesiano tanto no clima, como nas atividades: jogos, conversas, brincadeiras, danças, confissões, orações, tudo acontecendo ao mesmo tempo.  O dia encerrou-se com a solene eucaristia presidida por Pe Edilson Agresson, SDB e animado pela banda composta por várias presenças. Como ação de graças, os assessores foram convidados a coroar N. Senhora Aparecida fechando assim o ano mariano para a juventude salesiana.

Um agradecimento especial ao Pe. Márcio, Diretor Geral dos Colégios de Niterói e Região Oceânica que também se fez presente,  à Diretora Márcia que marcou presença o dia todo com os jovens, ao prof. Renato que não mediu esforços para que tudo se fizesse segundo o coração de D. Bosco e Mazzarello, e a todos os assessores e Irmãs que como verdadeiros salesianos e salesianas colaboraram para o clima de festa e alegria.

No final a lembrancinha carinhosa oferecida  pelos salesianos e o  lanchinho básico oferecido pela inspetoria N. S. da Penha para a viagem ficar mais suave! Podemos afirmar, que Somos Família de fato e Maria é a nossa Mãe querida!

Ir. Teresinha Ambrosim – Coordenadora da Pastoral Juvenil INSP

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos