senha

Instituto FMA Inaugura Casa para Acolhida de Migrantes

em 08/10/2016 | 00h00min

Instituto FMA Inaugura Casa para Acolhida de Migrantes

No dia 7 de outubro de 2016, com a proteção de Nossa Senhora do Rosário, às 17:30h, na propriedade da Casa Geral em Roma, foi benzida pelo Pároco salesiano uma pequena casa para abrigo de migrantes, dedicada a Laura Vicunha, que migrou, com a família, do Chile para a Argentina, à procura de proteção e de um futuro melhor. 

A nossa Madre, Me. Yvonne Reungoat, presente na bênção lembrou que “Papa Francisco, no Ângelus do dia 6 de setembro de 2015 disse: ‘Dirijo um apelo às paróquias, às comunidades religiosas, aos mosteiros, aos santuários de toda a Europa – começando da minha diocese de Roma – para expressar a concretude do Evangelho e acolher uma família de refugiados. Um gesto concreto em preparação para o Ano Santo da Misericórdia...’

Nós nos sentimos interpeladas em primeira pessoa e procuramos logo ver em quais ambientes poderíamos acolher e hospedar... Todavia os ambientes disponíveis na casa não respondiam aos parâmetros previstos pela lei civil para o recebimento de migrantes e refugiados... Veio então a ideia de uma pequena casa para eles, no jardim da casa geral, sacrificando um pouco de espaço e um pouco de recursos...”

A casa oferece espaço para receber duas famílias ou um grupinho de jovens.  Por agora uma família jovem, com a mãe, o pai e o filhinho se instalarão aí. É um casal africano que precisa reencontrar serenidade, alegria, esperança no futuro, encaminhando-se para uma integração duradoura na Itália. 

Uma ‘sagrada família’, como disse a Madre, que ajudará a nós também, como pessoas e como comunidade, a abrir-nos para o outro, o diferente, a quem está sem segurança. 

Fazemos votos de que, como Laura no colégio de Junin, continuou a Madre, quantos forem recebidos nesta casa, possam senti-la como um porto seguro, que os prepara para se lançarem na sociedade, como pessoas responsáveis e autônomas, capazes de dar sua contribuição para Roma, para a Itália, para a Europa e, se estiver nos projetos de Deus, retornar enriquecidos em humanidade à própria Pátria, para contribuir com seu crescimento pacífico.

Desejamos à casa Laura, que está entregue aos cuidados da Comunidade da Casa Geral, mas também às muitas casas da Itália e do mundo, que se abriram e se abrem cada dia à hospitalidade e ao acolhimento, uma vida fecunda, rica de alegria, de bondade e de encorajamento recíproco, para viver no concreto a boa notícia de ser próximo de quem precisa do nosso amor.

Fonte: Redação