senha

Igreja Venezuelana Condena Agressão a Seminaristas

em 07/07/2016 | 00h00min

Igreja Venezuelana Condena Agressão a Seminaristas

O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Cardozo, condenou o ataque sofrido por um grupo de seminaristas na sexta-feira (1º/07), perpetrado por supostos grupos "oficialistas".

"Tudo parece indicar que por trás disto estão pessoas ligadas ao governo (de Mérida), alguns deles até mesmo com cargos dentro de organismos do governo", assegurou o prelado em uma entrevista à Unión Radio.

Dom Cardozo explicou que o pequeno grupo de estudantes foi atacado, foram despidos e seus pertences levados quando iam a um curso de inglês nas imediações da Federación de Centros Universitarios de Mérida, onde Lilian Tintori, esposa do político opositor preso Leopoldo López, realizaria algumas atividades.

Os jovens foram colocados contra a parede e interrogados se "eram chavistas ou oposição", relatou o Metropolita. Como "responderam que eram seminaristas, parece que a fúria foi muito maior. Um deles foi ameaçado ser embebido com gasolina e queimado vivo".

"Isto é inadmissível", exclamou Dom Baltazar.

O Arcebispo disse que o Partido Voluntad Popular, do qual é líder Leopoldo López, tentou fazer a denúncia, o que não foi aceito pela Polícia. "Tiveram então que ir à Procuradoria para apresentar, junto com nossos assessores, esta situação. São coisas que não podem ficar assim", reiterou.

O Governador do Estado de Mérida, Alexis Ramírez, afirmou que existe uma investigação em andamento sobre o ocorrido, mas que vê "com muita preocupação" que a oposição "veio denunciar, sem nenhuma prova, pessoas de Mérida". Ele afirmou que os estudantes participariam de um ato promovido pela esposa de López.

"A cidadã Lilian Tintori declarou que a parte logística dos eventos políticos cabe à Igreja. Então a pergunta que nos fazemos é: o que a Igreja, que se supõe seja neutra, faz com menores de idade para ir a um ato político?”

A Conferência Episcopal da Venezuela publicou na segunda-feira (04/07) a seguinte mensagem em sua conta no Twitter: "Mérida unida en oración por Venezuela frente al Seminario San Buenaventura".

Uma pequena multidão se reuniu durante a celebração da Missa pela Paz no Seminário Menor de São Boaventura de Mérida, também na segunda-feira. Padre Alexaner Rivera, Reitor do Seminário, agradeceu o apoio recebido após as violências, e assegurou que os agressores foram perdoados.

Fonte: Redação