senha

III Congresso Novas Gerações

em 13/02/2016 | 00h00min

III Congresso Novas Gerações

De 06 a 09 de fevereiro a Conferência dos Religiosos do Brasil reuniu aproximadamente 500 jovens religiosos/as no III Congresso Novas Gerações que aconteceu no Colégio Santo Antônio, Brasília/DF, com o tema “Novas Gerações: #CompartilheaAlegria” e o lema “Venha para fora (Jo11,43)”.

No primeiro dia, o Irmão Afonso Murad, FMS (partindo do tema) ajudou os congressistas a repensarem as relações e as motivações para a vida consagrada. Refletiu ainda sobre a necessidade de se assumir as alegrias e as tristezas da vida, enfatizando que um forte sinal de que existe a alegria é ter o brilho nos olhos

No segundo, dia Irmã Anette Havenne, CSM (partindo do lema) refletiu com os congressistas aprofundando o chamado que Jesus faz a Lázaro. Cada um foi convocado a decidir sobre seu processo, sair de si em prol de uma causa humanitária. A assessora questionou o grupo sobre o que o move e sobre como se deve fazer para chegar às mudança necessárias. 

No terceiro dia, foi celebrada a Missa na catedral metropolitana de Brasília. Logo em seguida aconteceu a caminhada do grupo pelo eixo monumental até os três poderes, fazendo três paradas ao longo da Esplanada dos Ministérios para refletir sobre o compromisso das Novas Gerações em relação ao poder público e a dimensão social e missionária. Também neste dia a Juventude Consagrada celebrou o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. A data foi salientada e intencionada na caminhada realizada em sintonia com a jornada mundial, na qual a memória dos mártires, de Santa Bakhita e das vítimas do tráfico de pessoas foram lembradas como forte momento de mística e convocação ao compromisso da VRC com esta causa.

Durante todo o Congresso aconteceram também tendas temáticas. Foral elas:

1. Dinamismo (NG presente e futuro da VRC – vivência da Consagração)

Assessoria Frei Rubens Nunes da Mota 

2. Comunicação (meios de comunicação e VRC)

Assessoria: Irmã Rosa Maria Martins Silva, mscs

3. Novos desafios apostólicos (diálogo com o diferente – ecumenismo,...)

Assessoria Pe. Luis Carlos Correa

4. Profecia (Os rumos da VRC mediante a atualidade, qual seu papel em meio a tantos clamores, como exercer a profecia própria da VRC nesse contexto atual?

Assessoria: Irmã Eurides

5. Caminho (missões)

Assessoria Pe. Estevão

6. Encantar-se Vocacional (lembrar a questão relações fraternas)

Assessoria Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro)

7. A Palavra (leitura Orante)

Assessoria Irmã Fátima Kapp

Dezesseis foi o número das FMA presentes neste Congresso. Dentre estas, da nossa Inspetoria participaram Ir. Gerline, Ir. Jaqueline e Ir. Rita Cristina.

veja mais fotos

Fonte: Redação