senha

Bem-Vinda, Ir. Sílvia!

em 22/09/2015 | 00h00min

Bem-Vinda, Ir. Sílvia!

Ir. Sílvia nasceu em Montevideu (Uruguai) no dia 6 de março de 1963. Em família tem um irmão gêmeo e isto a faz dizer que “aprendeu a vida comunitária já no seio da mãe”. Desde pequena conhece as FMA e recebe delas a formação religiosa.  Entusiasta do carisma salesiano, logo entra a fazer parte do Movimento Juvenil Salesiano e se torna sua animadora. Neste contexto percebe o chamado do Senhor para segui-lo de perto. Emite a primeira Profissão Religiosa em Villa Colón (Uruguai), no dia 24 de janeiro de 1985.

Frequentou o Magistério e o exerceu como professora por cinco anos, período no qual anima a pastoral escolar e trabalha também no oratório. Entrega-se com empenho particular à promoção das mulheres pobres e segue de perto e com paixão os jovens em situação de dificuldades e de risco. Completa sua preparação de Formadora e por dez anos acompanha várias etapas das jovens que sentem o chamado para a vida consagrada como FMA: aspirantes, postulantes e junioristas. 

Anima, com a comunidade, a paróquia “São Lourenço” de Montevideu, entregue às FMA pelo Arcebispo. Uma paróquia animada por religiosas desde 35 anos. Neste período tem a responsabilidade da direção do Centro de Educação não formal, é membro da equipe inspetorial e se ocupa das obras sociais da Família Salesiana. É depois animadora de comunidade, Conselheira e Vigária inspetorial.  Desde 2007 é Inspetora da Inspetoria Imaculada Conceição do Uruguai, e presidente da Conferência Interinspetorial do Cone Sul (CICSAL).

Em 2008 participa do Capítulo Geral XXII pela primeira vez. Eleita pela assembleia como Conselheira Visitadora, Ir. Sílvia aceita o mandato e cita as palavras de Madre Mazzarello, lembrando a coragem que infundia em suas irmãs que haviam partido para a primeira terra de missão, justamente no Uruguai.  E acrescenta: «Confio na ajuda de Deus e agradeço a todos. E também às minhas irmãs do Uruguai, a terra onde chegaram as primeiras missionárias, digo: coragem»

Durante o Capítulo Geral XXIII, pede-se a ela que continue o mandato de Conselheira Visitadora por outros seis anos e Ir. Sílvia responde assim à pergunta da Madre: «Com coração renovado, entrego-me a nossos Santos, a Maria, à oração de todas vocês para ser nova sempre, para crescer na comunhão, para ir ao coração da periferia. Aceito!»


Art. 120 das Constituições das FMA:

A Superiora Geral visitará o Instituto pessoalmente ou por meio das Conselheiras Gerais, ou ainda, em casos excepcionais, de outras Visitadoras escolhidas fora do Conselho Geral.

A visita tem por objetivo estreitar o vínculo da caridade, potenciar o compromisso de fidelidade às Constituições e estimular o desenvolvimento das obras como resposta às exigências locais no espírito de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

A Superiora Geral nos encontros pessoais e comunitários favorecerá a espontaneidade do relacionamento por meio de um diálogo franco e construtivo. Deverá interessar-se também pela administração econômica em seus aspectos de caridade, da justiça, de pobreza evangélica e de finalidade apostólica.

Fonte: Redação