senha

Expo Milão

em 30/04/2015 | 00h00min

Expo Milão

Dia 01 de maio está sendo  inaugurada a Exposição Universal Milão 2015 (Expo 2015) com o tema “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”.  

A Expo Milão 2015 é um grande laboratório para desenvolver, aprofundar e analisar o tema que terá como foco a questão da alimentação mundial e da sua sustentabilidade. Organizada de modo inovador, o evento não será articulado por nações e continentes, mas por 5 itinerários temáticos: história do homem, história dos alimentos; abundâncias e privações: paradoxo do contemporâneo; futuro da alimentação; alimentação sustentável = mundo justo; sabor é conhecimento.

Pela primeira vez, a EXPO será aberta à sociedade civil e quis entrar em contato com as Organizações não-Governamentais mais importantes do mundo. Neste contexto, para o mundo salesiano, “se trata de uma honra e de uma ocasião especial para transmitir o seu carisma educativo”, participando ativamente do projeto.

A Família Salesiana com o Don Bosco Network e o Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), está entre as 13 organizações da sociedade civil que participam deste evento, para o qual são esperados cerca de 20 milhões de visitantes. Uma ocasião única para chamar a atenção do mundo sobre os jovens, seguindo o tema: Educar os jovens, energia para a vida. É uma oportunidade única, providencial e desafiadora para interagir com o mundo inteiro quase (mais de 140 nações participantes), para oferecer nossa contribuição cultural e educativa inspirada em Dom Bosco, para fazer entender e testemunhar quão importantes são os jovens para a vida de cada comunidade social e eclesial e para o planeta inteiro. 

Dom Bosco participou da Exposição Geral em Turim, em 1884, durante a qual preparou diversos maquinários. Com essa preparação mostrou a engenhosa obra com a qual, dos retalhos ao papel, aos tipos, à imprensa e à encadernação se obtém o livro, como ele mesmo testemunha em uma carta.

A presença salesiana na Expo Milão 2015 contará com uma estrutura de cerca de 350 metros quadrados cobertos, num terreno de 747 metros quadrados, durante os seis meses de duração da EXPO (1º de maio a 31 de outubro de 2015, coincidindo em grande parte com o Ano Bicentenário de Dom Bosco). O pavilhão terá o nome de CASA DOM BOSCO e será uma estrutura ágil e multifuncional, capaz de acolher conferências, eventos, exposições, shows.

«Está no ar”. Nestes meses a voz circulava e se falou disto em diversas reuniões nacionais e mundiais.  Mas ver começar os trabalhos é outra coisa: é como um ponto seguro, uma certeza, um passo à frente sem retorno. 

Nos primeiros dias de agosto de 2014 o Reitor Mor decidiu edificar um pavilhão da Família Salesiana.  Somente em 24 de setembro se teve a certeza da disponibilidade do terreno no qual se pôde construir a Casa Dom Bosco.  Finalmente no dia 1º de dezembro veio a assinatura do contrato, mas a entrega oficial do lote de construção só aconteceu no dia 7 de janeiro de 2015, com uma inspeção das contrapartes. Neste ponto foi possível começar as práticas para o uso da plataforma de intercâmbio com a organização da Expo e, em seguida, iniciar o processo de credenciamento das pessoas e veículos que viriam para o local.

No dia 4 de fevereiro o pessoal entrou no canteiro de obras e, depois de ter avaliado e planificado os últimos preparativos, os trabalhos começaram...

A Casa Dom Bosco falará disto: do santo educador dos jovens, nascido há quase duzentos anos, do amor e da dedicação por sua educação; da Família Salesiana que teve seu começo nele e em tantas casas do mundo, que continuam a preciosa missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos na terra, para que um dia sejam felizes moradores do céu. 

Casa Dom Bosco contará, mas quer também mostrar e apresentar os testemunhos do sistema educativo promovido por ele, isto é, daqueles que se beneficiaram ou estão vivendo o sistema em primeira pessoa: educadores e jovens, ex-alunos/as, amigos de Dom Bosco, pequenos e grandes, todos aqueles que podem atestar a bondade do sistema educativo do santo educador. 

Casa Dom Bosco será um espaço vivo e dinâmico, ocupado pelos jovens, verdadeira e maravilhosa energia de vida; uma pequena casa, mas capaz de grande acolhimento e familiaridade, e oferecerá a possibilidade de conhecer e aprofundar o que se está procurando e responder às questões que surgirem. 

Casa Dom Bosco não está somente ali: está em toda parte onde há uma obra salesiana, em toda parte onde há membros da família salesiana e educadores que se dedicam aos jovens, em toda parte onde está presente o sistema educativo de Dom Bosco. 

A "Casa Dom Bosco", será uma das maneiras como a Família Salesiana, em união com a sociedade civil, celebrará o Bicentenário de São João Bosco, um santo que, com seu legado, segue dando importantes contribuições à sociedade.

Expo Milão 2015 reúne o mundo, o mesmo no qual está presente a obra da Família Salesiana. “Queremos assim honrar, mas também dar continuação e impulso à nossa missão entre os jovens»

Para ter seguimento desta iniciativa, os salesianos na Itália colocaram a disposição uma fanpage no Facebook onde se compartilharão imagens, vídeos e notícias sobre o evento. Além disso, está disponível a página web www.expodonbosco2015.org.

Fonte: Redação