senha

Palavra de Ir. Ana Teresa - Dezembro

em 04/12/2014 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa - DezembroInspetoria Nossa Senhora da Penha - RJ/ES – Circ.12/2014

Queridas Irmãs,     


"Deus tanto amou o mundo que nos deu o seu próprio Filho" (Jo 3,16).
E São João reafirma: "Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós:
Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele" (1 Jo 4,9).


Estamos vivendo a liturgia do Advento que nos coloca em atitude de expectativa vigilante e alegre, de esperança, de conversão e de pobreza. O Deus da revelação tem um nome: "Deus da esperança"(Rm15,13).
O Advento, portanto, é o tempo da grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita na fé a hora da provação, da dificuldade e até mesmo da morte. Também uma esperança capaz de fazer vibrar o coração diante de belíssimos gestos de solidariedade, de fraternidade que constroem a vida mais plena!
Esse comportamento de vigilante espera na alegria e na esperança exige sobriedade, é apelo para a conversão, a fim de preparar os caminhos do Senhor em perspectiva de um tempo novo.
No Advento Maria emerge como modelo dos pobres do Senhor, que esperam as promessas de Deus, confiam nele e estão disponíveis, com plena docilidade, à atuação do plano de Deus.
No Natal se demonstra a excepcional grandeza de Maria, pois só Ela pode dizer a Jesus o que o Pai lhe diz desde toda a eternidade: "Tu és meu filho"(Hb 1,5). Por isso, ao abraçá-lo e beijá-lo, sente-se mãe solícita que deverá acompanhar carinhosamente "todos os irmãos de seu Filho que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades, até que sejam conduzidos à feliz Pátria" (LG 62).
O Natal de Cristo e de Maria é também o nosso Natal, a comemoração de nosso nascimento em Cristo e por Cristo.
Também o Capitulo Geral XXIII que acabamos de vivenciar nos remete a uma atitude de esperança. O nosso Instituto continua vivo e no mundo é a expressão de um carisma profundamente enraizado no amor, fonte de vida. Deus é amor e o amor gera a Vida, alimenta a esperança e nos faz acreditar nas possibilidades do novo, do verdadeiro, daquilo que é eterno.  
Com os jovens somos chamadas a ser missionárias de esperança e de alegria! Não podemos imaginar horizontes de futuro para o nosso Instituto sem os jovens. Os jovens são o lugar onde Deus nos fala, nos encontra, nos transforma e nos envia em missão. Assim nos disse Madre Yvonne Reungoat na abertura do CGXXIII.
Sejamos nós, neste Natal de Jesus, portadoras da alegria e da esperança de quem vive o entusiasmo da consagração na resposta cotidiana, de quem tem o coração voltado para o Senhor e para os irmãos.

Em Janeiro/2015 teremos o Retiro Anual. Tempo oportuno para uma retomada da própria vida em confronto com a Palavra de Deus e com as Constituições (cf. Const. 46). No final do Retiro, que será em Petrópolis, celebraremos os 50 anos de VR de Ir. Aurélia Zandonadi, Ir Rosa Agrizzi e Ir. Ana Zampirolli e os 60 anos de VR de Ir. Anna Granata. Na ocasião, como Inspetoria celebraremos também os 90 anos de vida de Ir. Maria Léa Ramos.
Cada comunidade dialogue e se organize para que todas possam fazer o merecido descanso e o retiro e participar destes momentos de família da Comunidade Inspetorial.
Que a celebração da Festa da Virgem Imaculada nos impulsione a sermos pessoas amantes dos jovens aos quais somos enviadas com o entusiasmo do “da mihi animas cetera tolle” e a ternura de quem percebe o chamado para cuidar da vida com compaixão e misericórdia.
Boas Festas de final de ano! Com carinho fraterno.
Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação