senha

CONVOCAÇÃO DA MADRE: DIA 15 - DIA DE ORAÇÃO

em 13/08/2014 | 00h00min

CONVOCAÇÃO DA MADRE: DIA 15 - DIA DE ORAÇÃOAo aderir ao apelo à paz repetidamente invocado pelo Papa Francisco e também levantado dentro da Família Salesiana pelo padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos,  madre geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reungoat, convidou todas as irmãs salesinas para celebrar o próximo 15 de agosto com um dia de oração e adoração pela paz: “Junto com as irmãs do Conselho, proponho, portanto, que o dia 15 de agosto seja um dia de oração e adoração para a paz em países devastados pela guerra, especialmente no Oriente Médio. Nos uniremos, assim, a muitas iniciativas em todo o mundo, intensificando a primeira e fundamental ajuda, a espiritual."
Segue a mensagem da madre na íntegra.

"Irmãs queridas,
Faço-vos uma proposta, certa de encontrar a vossa adesão. Em todas as partes do mundo, muitas vezes em Conferências Episcopais, são criados dias de oração pelos perseguidos por motivos religiosos, e, em geral, pela paz no mundo. Em face ao atual agravamento da violência no mundo, não podemos ficar em silêncio. Por isso, unamo-nos à voz do Papa Francisco e também dos muitos bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis.
Sabemos que muitos são os focos de guerra e somos testemunhas de uma verdadeira escalada de intolerância, perseguição, crueldade. As vítimas desta violência sem sentido são, muitas vezes, civis, em particular mulheres e crianças. Queremos estar perto deles, fazer ouvir nossas vozes. Acima de tudo, nossas orações, acompanhadas por um estilo de vida em comunhão, solidariedade e com maior testemunho do Evangelho.
Junto com as irmãs do Conselho, proponho, portanto, que o dia 15 de agosto seja um dia de oração e adoração para a paz em países devastados pela guerra, especialmente no Oriente Médio. Nos uniremos, assim, a muitas iniciativas em todo o mundo, intensificando a primeira e fundamental ajuda, a espiritual.
Peço-lhe que envolvam, nessa iniciativa, as comunidades educadoras, em especial os jovens, os grupos da Família Salesiana, que têm como referência comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora e os cidadãos.
A paz é, acima de tudo, um dom do Senhor. Por esta razão a invocamos em primeiro lugar com a oração. Mas também nos esforçamos para trazer ações de paz, para sermos pessoas de paz, educando-nos e educando os outros para as relações que manifestem a paz na comunidade e na missão que nos foi confiada.
O desânimo e o pessimismo são os inimigos da paz. O dom precioso da paz, mesmo sendo um dom de Deus, está confiado às frágeis mãos humanas. Por esta razão, mesmo quando não vemos imediatamente os resultados, sabemos que comprometer-se com a paz, educar para a paz, cumprir gestos de paz, ajuda a construir um tecido humano que respeita a dignidade de todos. Desta forma, estamos colocando os tijolos da paz. Queremos chegar a construir uma casa para a família humana, em que todos se sintam acolhidos e possam viver com dignidade e segurança.
Maria Auxiliadora, Rainha da Paz, nos ajude a edificá-la onde quer que estejamos, em tudo o que fazemos. E, Dom Bosco, do qual nos preparamos para iniciar o ano das comemorações do bicentenário, incute em nossos corações seu zelo pastoral animado por 'da mihi animas cetera tolle’.
Saúdo-vos com muito afeto e vos peço ainda uma oração para o próximo Capítulo Geral. "
Madre Yvonne  Reungoat - superiora geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

Fonte: Redação