senha

Projeto "Tribunal no Castelo" em Rio das Ostras

em 18/06/2019 | 00h00min

Projeto "Tribunal no Castelo" em Rio das Ostras

No dia 13 de junho, as turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio participaram do Tribunal do Castelo (antigo Júri Simulado), que é um projeto dirigido pelas disciplinas de Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Redação com o objetivo de estimular o poder de argumentação e debate dos alunos. 

O tema da vez foi a Reforma da Previdência, mais especificamente a PEC 006/2019. Como de costume, Defensoria e Promotoria ficaram a cargo das turmas de 2º ano, enquanto o colegiado foi composto por alunos do 3º. O propósito de cada uma das partes foi apresentar a base argumentativa mais consistente.

Segundo o professor de História e Sociologia, Luiz Casemiro, além de exercitar a oratória e a construção de um conhecimento com dialética, o embate é fundamental para formar bons competidores. “Nesse tipo de enfrentamento, em que não há empate, é importante aprender a encarar a derrota de forma saudável. A habilidade de lidar com as frustrações vai ser primordial ao longo da vida, e deve ser desenvolvida por todos”, pontuou.

Ele também ressaltou a relevância do tema abordado. “A Reforma da Previdência é para todos. É importante que eles se informem e tenham a dimensão do problema, para que possam debater e até buscar soluções” finalizou.

O projeto em questão está sendo realizado no Castelo desde 2014. Neste ano, a professora Fernanda Ferrer (Língua Portuguesa) e o professor Wilton Machado (Filosofia), também integraram a banca de juízes. 

veja mais fotos

Fonte: Redação