senha

Mensagem de Madre Yvonne

em 23/12/2017 | 00h00min

Mensagem de Madre Yvonne

Natal é o abraço de Deus para a humanidade!

Desejo-lhes um Bom Natal, para que juntas levemos o abraço de Deus, a nós Filhas de Maria Auxiliadora, aos jovens e às jovens, a todas as famílias e a todas as pessoas que encontrarmos em nosso caminho.

É o gesto mais profundo do amor que Deus pôde inventar e dirigido ao coração de todos os homens e mulheres do mundo. É a explosão amorosa de Deus, que se revela na ternura e na pequenez de um Menino.

Santo Irineu disse: “O Verbo de Deus fez sua morada entre os homens e se fez Filho do homem, para ajudar o homem a compreender Deus e para acostumar Deus a colocar sua morada no homem segundo a vontade do Pai”.

Dom Bosco e Madre Mazzarello levaram o abraço de Deus a tantos jovens, meninos e meninas, em Valdocco e Mornese. Das meninas de Mornese, Madre Mazzarello e as primeiras irmãs cuidam das mais frágeis e sofridas, tocam-lhes o coração no ponto acessível, inventam para elas sempre novas possibilidades de se alegrar, de estarem juntas, de se encontrarem... rezar, conhecer e encontrar Jesus.

Hoje Deus abraça a humanidade em cada ângulo da terra, a nossa pequenez, os nossos sonhos. E nós somos convidadas a deixar-nos abraçar por Deus, a acolher seu abraço, a acolher em nosso coração a plenitude da vida Dele, seu amor que vem em Jesus e com Ele acolher a alegria da humanidade, a esperança, também sua dor, a busca de sentido, o sonho de Paz.

Quando experimentamos o abraço de Deus, e eu desejo que cada uma possa fazer esta experiência de se sentir abraçada/o, queremos levá-lo aos outros, queremos ser esse sinal visível e concreto da ternura de Deus.

O Natal é colocar-se ao lado, caminhar juntos, acompanhar, levar a todos o sinal da ternura de Deus.

Levemos o abraço de Deus em toda parte onde há contrastes e divisões. Juntos somos chamados a nos tornar construtores/as de Paz, de comunhão. A paz é um compromisso de todos os dias, a paz é um dom que recebemos em Jesus neste Natal; é um compromisso para construí-la dia após dia, com a vontade de ser artífices de paz; construir, com palavras e gestos, o pensamento desta paz que Jesus traz ao mundo, e que, todavia, há mais de 2000 anos o mundo está procurando.

Levemos o abraço de Deus a quantos estão envolvidos no tráfico de seres humanos, especialmente de mulheres e crianças no mundo. Olhem quantas crianças estão sendo raptadas, feridas e mortas nos conflitos armados, e quantos são transformados em soldados, roubados da própria infância.

Levemos o abraço de Deus aos migrantes e refugiados, homens e mulheres em busca de paz: da vida; abracemos com espírito de misericórdia todos os que fogem da guerra e da fome ou que são obrigados a deixar suas terras por causa de discriminações, perseguições, pobreza e degradação ambiental... Eles são o sinal de Deus que quer transformar a humanidade, o mal em um bem para todos.

Todas essas pessoas são uma ponte que une povos distantes, que torna possível o encontro entre culturas e religiões diferentes, um caminho para descobrir nossa humanidade comum, um caminho para aprender a viver a fraternidade. Quem foge da própria terra por causa das guerras ou da fome é “um irmão”, “uma irmã”. Jesus nos ajude a entrar nessa nova lógica e nos torne abertos para descobrir o dom dessa realidade que está mudando o rosto da humanidade.

Levemos o abraço de Deus aos jovens, a todos, sem excluir ninguém. A Igreja e o Instituto, a Família Salesiana têm um forte desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem. Neste ano em que, com toda a Igreja, nos preparamos para o Sínodo sobre os jovens, cresce este desejo de renovar a nossa vocação e decidir de cuidar das condições para encontrar e acompanhar os jovens e também deixar-nos acompanhar.

Com Madre Mazzarello e Dom Bosco, tantos jovens encontraram uma casa, e continuam encontrando hoje, em cada parte do mundo, a alegria de viver com esperança e com sentido!

No Capítulo Geral XXIII os jovens nos disseram: “Não nos dêem uma casa acabada, dêem-nos a possibilidade de construir a casa juntos”. É muito bonito! A casa quer dizer construir uma família, junto com os jovens, com todos os colaboradores e colaboradoras, com tantas famílias, junto com toda a Família Salesiana. Uma família onde ninguém se sinta excluído.

Do abraço de Deus a todas as pessoas, nasce a vida nova, a vida verdadeira que gera paz, proximidade e esperança, nasce a alegria.

Natal é promessa de vida para todos!

Renovo meus votos de Feliz Natal a todas as minhas queridas irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, aos jovens e às jovens, a todos os leigos que colaboram na missão, à Família Salesiana, ao Reitor Mor Pe. Ángel Fernández Artime, sdb, a cada pessoa dos grupos da Família Salesiana, a todas as famílias.

Agradeço pelos numerosos augúrios recebidos, agradecimento que é acompanhado de minha oração e da entrega de cada um/uma a Jesus que vem neste Natal.

Feliz Natal e Bom Ano de 2018!

Fonte: Redação