senha

Palavra Ir. Ana Teresa

em 23/12/2017 | 00h00min

Palavra Ir. Ana Teresa

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 11/2017

“De uma virgem nascerá o Emanuel, Deus conosco”. Isaías 7,14

O divino se torna humano, um de nós, para divinizar o humano e realizar a plenitude da Aliança feita por Deus com seu povo.

Queridas Irmãs,

O Natal de Jesus se aproxima. Com Jesus surgiu para a humanidade, a verdadeira luz, mais brilhante que o sol, o qual vence a noite e no qual ressurge glorioso um tempo novo: tempo de paz, de prosperidade e fraternidade. Tempo de abraçar os irmãos e começar uma nova etapa de vida. 

Celebrar a festa do Natal deve ser para nós a celebração da esperança, porque Deus sempre foi fiel em conduzir o povo para a liberdade e para a paz. Em tempos difíceis nos quais estamos imersos é preciso renovar a nossa esperança e buscar razões para torná-la visível. O presépio, lugar onde Deus escolheu para fazer-se pequeno e pobre, deve ser para nós o espelho, reflexo e transparência de uma vida simples, pobre e humilde. Ao mesmo tempo deve ser o lugar do encontro: o menino-Deus veio até nós. Ele é a Boa Notícia! É a certeza de que é possível construir um tempo novo onde não haja mais fome, nem violência, nem morte. E a experiência de vida seja eternizada. Onde todos, possamos nos abraçar como irmãos e então comer juntos e partilhar do mesmo pão, onde não haja diferença de cor, de raça, de credo e nem de posição social.  Como seria bom celebrar o Natal de 2017 com estas disposições!

Hoje, sobretudo, o Natal tem sentido em uma realidade social chamada por alguns filósofos de “era do vazio”, na qual as pessoas, não obstante as muitas facilidades tecnológicas, sentem dificuldades de se comunicarem no aspecto pessoal e humano, sentem medo do próprio irmão. E no presépio há a plenitude da comunicação; “Nasceu para nós o Salvador do mundo”. 

O nascimento de Jesus passa pelas palavras sábias de João Batista, fazendo a transição do Antigo para o Novo Testamento. Ele proclama a chegada dos novos tempos e anuncia a realização da profecia de Isaías 7,14: “De uma virgem nascerá o Emanuel, Deus conosco”. O divino se torna humano, um de nós, para divinizar o humano e realizar a plenitude da Aliança feita por Deus com Abraão. 

Na verdade, o que é sempre novo é o amor proclamado por Jesus Cristo. Ele é percebido nas atitudes concretas das pessoas, em sua forma de atuar na sociedade e na capacidade de doação para fazer o outro feliz. Não é amor egoísta, individualista ou intimista, que valoriza só o bem estar pessoal. A dinâmica de Jesus é a da entrega, do dar a vida em plenitude: “Eu vim para que tenham vida” Jo10. 

Celebremos, pois, o Natal de Jesus na certeza que é possível fazer festa, cantar aleluia e festejar o nascimento de novos tempos. Somos gente de esperança e acreditamos na força que carregamos como família que tem Maria por Mãe e Auxiliadora. No presépio ela contemplava seu Filho Jesus e certamente Jesus a contemplava, e ambos contemplavam a humanidade. Assim sabemos que fomos contemplados desde sempre por Jesus e por sua Mãe e então podemos gritar com voz bem forte, proclamar com nossa vida pelos quatro cantos: nasceu para nós o Salvador do mundo. Ele está no meio de nós!

Um Natal feliz para vocês e para suas famílias. A paz faça morada em nossas casas e no nosso coração e que o ano que vem chegando, seja de muitas alegrias, que não haja guerra e nem dor e que o Deus-Menino permaneça entre nós todos os dias de 2018.

Boas Festas e meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação