senha

Palavra da Inspetora

em 13/02/2018 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 01 e 02/2018

“Senhor, dá-me desta água” (Jo 4,15)

A Samaritana entra na cena evangélica como “uma mulher da Samaria” e sai dela “conhecendo a fonte de água viva”, a ponto de sentir a necessidade de correr a anunciar aos seus conterrâneos o que lhe aconteceu. Mediante o seu testemunho, permite a muitos aproximarem-se de Jesus.

Queridas Irmãs,

Ser no mundo de hoje uma Boa Noticia.

Parece uma tarefa fácil, mas nem sempre é tão fácil assim. Olhando o mundo no qual estamos inseridas, circulando pelas ruas das cidades, assistindo aos noticiários, foleando os jornais e acessando aos meios de comunicação nos deparamos com muita morte, muitas notícias desagradáveis que destroem e diminuem as possibilidades de vida, de felicidade. Parece que nossos olhos se acostumaram a ver tudo muito negativo, nossos lábios facilmente tem palavras negativas e nossos pensamentos coisas ruins, sem perspectivas de futuro, do amanhã.

No entanto, há tanta vida acontecendo! Olhe ao seu redor: contemple a beleza do nascer do sol, as flores que se abrem exuberantes e festivas, as crianças que brincam felizes, confiantes e descontraídas, os idosos que esbanjam sabedoria, quem está ao seu lado e que carrega tanta experiência de vida, tanta dor feita oferta, tanta vida dedicada. Olhe e admire as multidões de pessoas que fazem o bem àqueles que mais necessitam. Perceba as tantas atenções e delicadezas de Deus para com você durante o dia. Tudo isso é graça. É uma Boa Noticia que deve ser dita, ser anunciada, ser e publicada.

Há poucos dias celebramos o Natal de Jesus. E na noite festiva escutamos: “Eis que vos anuncio uma grande notícia: nasceu para vocês o Salvador do mundo”. Sim, Ele está entre nós. Ele é a boa notícia! É preciso que acreditemos nesta certeza: Ele está no meio de nós. Caminha conosco, é nossa força, a razão da nossa fé e da nossa esperança.

Nosso mundo precisa urgente de ações efetivas em vista de uma sociedade mais justa e fraterna. Ações essas que não podem ser pensadas com imediatismo da noite para o dia. Exige-se planejamento. Sabemos que todo inicio de ano temos o compromisso comunitário de construir nosso projeto anual. Se quisermos ter uma comunidade bem preparada para responder aos desafios do tempo presente é preciso planejar, projetar, traçar metas e ter estratégias de ação.  É importante considerar as orientações e pistas da ação evangelizadora oferecidas pelo papa Francisco, pelo Instituto e também pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Um bom projeto precisa motivar a comunidade e partir de seus anseios, ver, julgar e iluminar a realidade, fixar objetivos gerais tendo em vista o agir para transformação da realidade. Avaliar e retomar o projeto também são ações necessárias. O projeto comunitário bem feito, com respostas bem planejadas para poder enfrentar a realidade tem força transformadora, e isso é o que nos pede a missão profética da vida religiosa consagrada.

É preciso lembrar sempre que estamos trabalhando com pessoas que carregam consigo medos, esperanças e expectativas quanto à caminhada a percorrer. Por isso, a proposta do Projeto Comunitário deve ser gestada com amor e fraternidade e deve crescer à luz da fé. A soma de procedimentos focados nos mesmos objetivos e metas é que farão do projeto comunitário uma ferramenta de ação eficaz na gestão de uma comunidade.

Como a mulher Samaritana, corramos ao encontro dos irmãos e anunciemos com a nossa vida a Boa Noticia: encontrei o Messias. Juntas, vamos ao poço e bebamos desta água que sacia a nossa sede de modo pleno.

Com carinho meu abraço, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação