senha

CENSA Realiza Semana Intercultural

em 22/09/2017 | 00h00min

CENSA Realiza Semana Intercultural

A Comunidade Educativa do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Campos dos Goytacazes, RJ – vivenciou a Semana Intercultural intitulada "Cuidar da criação - entre o desafio e a missão", uma resposta à Campanha da Fraternidade 2017. 

O tema do evento comungou com os ideais de cuidado propostos pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff, que reflete: “Cuidar é mais que um ato; é uma atitude”. 

Da Educação Infantil ao Nível Superior, todos vivenciaram uma programação interdisciplinar que despertou o olhar para Pedagogia do Cuidado, envolvendo espaços dinâmicos que tornaram a aprendizagem lúdica e significativa ao longo de uma semana de trabalho educativo-cultural.

A estrutura física da escola foi toda organizada em espaços criativos e intencionais, a saber: “espaço tenda cultural”, contendo diferentes manifestações artístico-culturais; “espaço sensorial”, com a presença de um jardim sensorial para percepção dos biomas, musicalização e literatura; “espaço retratos em discussão”, englobando fóruns, mesas debatedoras, exposições e experiências científicas. Já o “espaço compartilhando e curtindo ideias”, incluiu salas temáticas (Sotaques do Brasil, Modernismo, Educar pelo olhar, Saúde e Ambiente e Matemática na vida) com visitas monitoradas. 

A Semana foi aberta com a II Regata Verde que foi acompanhada pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma homenagem aos 300 anos de sua aparição nas margens do Paraíba em São Paulo. 

Assim, o CENSA viveu uma intensa semana da Pedagogia do Cuidado a Serviço da Vida, que é seu desafio, sua missão. 

veja mais fotos

Fonte: Redação