senha

Palavra da Ir. Ana Teresa - Junho 2017

em 11/06/2017 | 00h00min

Palavra da Ir. Ana Teresa - Junho 2017

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 062017

“A Misericórdia não nos exige nada em troca,

 pois é gratuita, espontânea, é fruto da livre vontade de Deus: 

Deus nos ama com amor gratuito, e sem limites.

É assim que Deus nos ama". 

(Papa Francisco no Angelus de 15/03/2015).

Queridas Irmãs,

O mês de junho traz como possibilidade para nossa reflexão e vivência a espiritualidade do coração. Coração de Jesus rico e pleno de misericórdia, cheio e transbordante de amor. A Misericórdia de Deus veio para engrandecer-nos e nos fazer felizes sempre, como nos disse o próprio Jesus: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas vidas" (Mt 11,28 - 29).

A Misericórdia não é vencida por barreiras, limites ou qualquer outra força contrária ao bem, ao contrário, abre totalmente os caminhos, ultrapassa possíveis obstáculos, enfim, a Misericórdia de Deus transborda a generosidade de seu coração, e é derramada incessantemente sobre a humanidade, na esperança de que os corações humanos se abram para recebê-la e então, ser presença da bondade, da mansidão e da ternura de Deus que constantemente nos surpreende. Sim, Deus realiza em nós ‘milagres’ quando nos deixamos tocar por sua graça e pautamos a vida na sua Palavra. “Tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração novo, de carne”, um coração humano, sensível às dores, aos gritos e necessidades dos mais frágeis e vulneráveis da sociedade.

A Misericórdia faz com que nasçamos de novo a partir da ação benigna do Espírito Santo em nossos corações: "quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus!" (Jo 3, 5b). Sim, pela ação constante e perene da Misericórdia Divina passamos a nos tornar novas criaturas. E só assim será possível experimentar a fraternidade e viver a alegria da filialidade na sua verdadeira essência: somos filhos/as. 

No coração de Deus somos filhos/as, somos irmãos/as e nesta comunidade de amor chamados/as a viver o dinamismo daqueles/as que se colocam a caminho como buscadores da santidade. Então, viver como santos/as é antes de tudo reconhecer o poder de Deus que age em nós, reconhecer a ação de Deus que nos recria e continua agindo em nós realizando maravilhas de amor. Sim, somos criados à sua imagem.

Coloquemo-nos em constante estado de ação de graças, Deus nos ama com amor gratuito, sem limites. Ele é misericórdia. Seu coração é maior do que nossos limites, nossas fragilidades e fraquezas. Ele tem para cada uma de nós um projeto e espera de nós respostas livres, de amor, respostas de quem sabe-se amado/a com amor eterno.

Quem experimenta no mais profundo de si, ser amado/a, transborda, ressoa amor nas relações com os outros, nas relações com o criado, nas relações com Deus-amor. Experimentando a misericórdia de Deus, seremos misericordiosos/as e capazes de caminhar como filhos/as da luz e não conheceremos a escuridão. 

E como pessoas iluminadas e amadas, transbordemos misericórdia por onde andarmos. Sejamos pessoas de comunhão, reflexo do Deus-amor.

Um grande abraço, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação