senha

Seminario Nacional Sobre Realidade Juvenil

em 06/06/2017 | 00h00min

Seminario Nacional Sobre Realidade Juvenil

De 01 a 03 de junho o centro de Convenções Israel Pinheiro (DF) recebeu um grupo de aproximadamente 150 pessoas provenientes de Norte a Sul do Brasil Salesiano para o Seminário Nacional Sobre Realidade Juvenil. O evento teve como tema: “Realidade Juvenil no Brasil”, e como lema: “Por onde vai a juventude?”, e reuniu SDB, FMA, membros da Família salesiana, animadores de pastorais das obras salesianas, voluntários, educadores das demais Redes (Escolas, Social e Comunicação) e Conselho Nacional da AJS. O objetivo foi promover um estudo sobre a as realidades das juventudes no Brasil em seus diversos aspectos (sócio-político, econômico, cultural e religioso), numa perspectiva interdisciplinar, evidenciando desafios pedagógicos-pastorais para a Pastoral Juvenil salesiana.

O grupo contou com a assessoria especializada de Maurício Perondi que abordou com muita propriedade os desafios sócio-pastorais da realidade juvenil brasileira. Houve também uma mesa redonda com 3 debatedores que apresentaram os seguintes temas, respectivamente: - Presentismo e imediatismo: desafio de educar através de processos (Ir. Teca – FMA); - A promoção da experiência da mística e educação à fé (Pe. Toninho – SDB); - O pluralismo ideológico: a Palavra de Deus fonte de vida (Pe. Josué Nascimento – SDB).

Todo o Seminário transcorreu num clima de muita fraternidade e alegria!

Após o trabalho por grupos inspetoriais onde foi conversado sobre como compartilhar a experiência do Seminário e estimular a vivência dos compromissos assumidos, Pe. Edson Donizetti Castilho – Inspetor referente para o Ambito da Animação Juvenil – presidiu a celebração conclusiva. Também Ir. Ivone – inspetora referente para este Ambito – participou durante todo o Seminário.

Protagonismo, acompanhamento, escuta: estes foram gritos juvenis que muito incomodaram nestes dias de reflexão, aprofundamento e partilha.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram: Ir. Teresinha Ambrosim (animadora da PJ na Inspetoria), Ir. Gerline Paiva, Ir. Inarlete Fioresi, Ir. Cláudia Mª Pianes Campos (como serviço de Comunicação), Ir. Maria do Carmo Ferreira, Ir. Antonia Venturim; e os leigos Ana Cecília (Rio das Ostras), Stevie (Belford Roxo), Lourdes (Cachoeiro de Itapemirim), Denilza (INSA), Fátima (CENSA), Helen (Resende).

veja mais fotos

Fonte: Redação