senha

IV ESA

em 01/06/2017 | 00h00min

IV ESA

Entre os dias 9 e 12 de maio, na cidade de Medellín, no Centro de Convenções Villa de Sales, na Colômbia, foi realizado o IV Encontro das Escola Salesiana América (ESA), com o tema “ Escola Salesiana América, com os jovens, sinal de esperança e proposta de futuro”. Trata-se do maior Congresso sobre a Educação Salesiana do Continente americano. O evento reuniu mais de 350 educadores de 26 países, representando 70 inspetorias, entre diretores, inspetores, gestores e colaboradores vinculados às escolas salesianas. Participaram também os membros do Conselho Geral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora de Roma, Pe. Miguel Angel Garcia e Ir. Ivone Ivone Goulart Lopes, bem como os seus representantes na Pastoral Juvenil, Ir. Junita Borja e Pe. Natale Vitali, além de Ir. Maria Helena Moreira (Conselheira Geral para a Comunicação Social) e Ir. Sílvia Boullosa (visitadora que encontrava-se à serviço em Bogotá).

O encontro teve como objetivos identificar alguns eixos comuns que nos próximos anos possam inspirar, como rede de escolas, a missão educativa salesiana no continente americano; articular pontos de encontro onde os agentes educativos possam imaginar e construir estratégias educativo-pastorais inovadoras, bem como compartilhar as boas práticas e oferecer espaços compartilhados de integração, formação e reflexão que iluminem a contribuição educativa para a sociedade atual e o compromisso com os jovens.

O evento foi desenvolvido com uma metodologia que incluiu apresentações principais de especialistas (3: - Em que contexto educa a Escola Salesiana América? (Cristián Cox); - A escola católica sinal de esperança e compromisso com a Igreja e a sociedade na América (Carlos Gómez Restrepo, fsc); - Reatualização do Sistema Preventivo nas escolas e nos centros de formação pastoral: o coração oratoriano (Nivaldo Luiz Pessinatti, SDB), mesas redondas (2: - A escola salesiana para crianças, adolescentes e jovens da era digital; - A educação salesiana, uma missão compartilhada entre religiosos e leigos), mini cursos (11) e oficinas (32) para a socialização das boas práticas desenvolvidas em diferentes escolas da Família Salesiana nas Américas. Especialistas chilenos, colombianos e brasileiros orientaram o trabalho em questões como o papel das escolas católicas na América e suas perspectivas futuras.

Na abertura do evento, o Pe. Jairo Gomez, inspetor da Inspetoria Salesiana de Medellin, ao dar as boas-vindas aos participantes, esclareceu a justificativa do congresso: “Em tempos de profundas incertezas e crises, em meio a tantos desafios juvenis, a educação salesiana se apresenta como séria alternativa e proposta de desenvolvimento humano alicerçada em sólidos valores. Para manter a nossa significatividade na educação, queremos renovar esse compromisso, juntos, como Família Salesiana”. E concluiu afirmando que os salesianos têm a pedagogia no coração: “São educadores-pastores da juventude e, como Dom Bosco, acreditam no grande potencial da 'pedagogia do coração', capaz de transformar a vida dos jovens, uma vez que a pedagogia salesiana privilegia a experiência da escuta, da amizade, da convivência, do diálogo. É assim que educamos para o futuro”, disse.

Na primeira conferência o sociólogo Dr. Cristian Cox, da Universidade Diego Portales, do Chile, refletiu com os congressistas sobre alguns dos grandes fenômenos da contemporaneidade e seus desafios para a educação.

Para reforçar a apresentação do quadro das grandes mudanças no continente americano, o conferencista mostrou aos participantes diversas planilhas estatísticas sobre o processo de mudança sociodemográficos e culturais nos países latino-americanos. 

“Na área das competências, não basta privilegiar a informação, é necessário dar atenção ao conhecimento e à promoção de habilidades [a comunicação, a capacidade de trabalhar em equipe, a disciplina pessoal, adaptabilidade, resiliência]; os educadores precisam adquirir pensamento crítico capaz de diálogo e discernimento; é necessário educar para a promoção de síntese entre o tradicional e o moderno”.

O último dia do encontro (12 de maio) teve início com a Eucaristia presidida por padre Fábio Attard, SDB, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil. 

Em seguida, realizou-se a sessão final dos minicursos, o espaço elaborado para oferecer aos participantes uma “especialização” em um dos temas pontuais que impactam os processos educativos da escola atualmente. Terminando a manhã, cada inspetoria se reuniu para definir quatro âmbitos e linhas de ação para avançar no tema educativo, com base nas quais os referentes de Educação estabelecerão as orientações para o próximo triênio.

No período da tarde, os educadores trabalharam por regiões com seus referentes, para construir ações conjuntas. Em seguida, essas ações foram apresentadas à assembleia, como conclusões.

A cerimônia de encerramento começou com expressões de agradecimento, especialmente a toda a equipe de trabalho, incluindo a comissão central e todo o pessoal da Inspetoria São Luís Beltrán de Medellín, anfitriã do ESA IV. Também se agradeceu ao padre Miguel Ángel García Morcuende, que acompanhou a Escola Salesiana América no último período e termina seu trabalho para retornar a sua inspetoria de origem, em Madrid, Espanha. No ato foi informado à assembleia da ESA IV os referentes que acompanharão a escola salesiana no continente: padre René Santos, pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB), e irmã Ivone Goulart, pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Para finalizar, a Companhia Folclórica “Tierra Antioqueña”, da cidade de Copacabana, apresentou-se com cerca de 20 artistas (entre músicos e bailarinos) no espetáculo “Com sabor de Colômbia”, que faz o resgate de todas as danças representativas das regiões do país. A noite foi encerrada com um tour turístico pela cidade de Medelín para mostrar aos participantes de outros países os locais representativos da “Cidade da Eterna Primavera”.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram as atuais diretoras de escolas, a animadora da Pastoral Juvenil e a Inspetora.

No primeiro dia do evento, no intervalo do almoço, as três FMA do Conselho Geral presentes reuniram-se com todo o grupo das FMA presentes, ouvindo, deixando-lhe palavras de estímulo, e também apresentando a fraterna saudação da madre Yvonne, bem como sua belíssima mensagem escrita para esta porção do Instituto reunida no IV ESA.

veja mais fotos

Fonte: Redação