senha

Sob o Manto de Maria - Mensagem do Reitor-Mor

em 17/05/2017 | 00h00min

Sob o Manto de Maria - Mensagem do Reitor-Mor

Em sua mensagem aos leitores do Boletim Salesiano no mês de maio, o Reitor-mor afirma: "Somos família e Maria Auxiliadora é nossa Mãe atenta e consoladora. Pegou Dom Bosco pela mão e nos toma a todos para nos guiar pelos caminhos deste mundo".

Foi ontem mesmo que, conversando sobre a fé com uma jovem esposa que está passando por momentos de dificuldade, ela me disse: “Claro que tenho fé, padre. Tento viver com fé e a partir da fé, e sobre isso o que posso lhe dizer com toda certeza é que a cada manhã, quando me levanto, a primeira coisa que faço ao por meus pés no chão é rezar minha oração a Maria Auxiliadora”.

Como se pode imaginar, meu pensamento voou rápido para Dom Bosco e essa confiança absoluta que tinha em Maria Auxiliadora. O próprio Dom Bosco disse tantas vezes: “É impossível chegar a Jesus sem passar pelo amor a Maria”, ou esta outra frase: “Maria tem sido sempre minha guia. Aquele que põe sua confiança n’Ela nunca ficará desapontado”.

Quase como uma anedota, disse ele uma vez: “Se vier a saber que algum de vocês orou, mas em vão, vou escrever imediatamente uma carta a São Bernardo, dizendo-lhe que está equivocado ao dizer: ‘Lembre-se, ó piedosa Virgem Maria, que nunca se ouviu falar que algum dos que recorreram a sua proteção, implorado o seu auxílio, tenha sido abandonado por Ti’. Mas podem ficar tranquilos que não terei que escrever carta alguma a São Bernardo”.

Devoção a Maria Auxiliadora:

Imagino que, para essa jovem esposa, assim como para muitas outras pessoas que vivem essa confiança absoluta na Mãe do Céu, o sentimento é o mesmo. Ou seja: a confiança em Maria Auxiliadora é a certeza de nunca ficar desapontado.

Tudo isso significa mais que somente um pensamento piedoso sobre Dom Bosco. Contemplar a devoção sincera de milhares e milhares de pessoas a Maria, a Mãe de Deus, nos mais diversos santuários marianos em todo o mundo, como tantas vezes pude fazer, me comove, não há como ficar indiferente. E ver o que significa Maria Auxiliadora em nosso “mundo salesiano de Valdocco, na Basílica” toca profundamente o coração. Minha imaginação voa ao pensar em Dom Bosco pisando este mesmo espaço, este pátio – ainda que com outras pedras – e a cada dia “apaixonando” seus meninos, seus jovens e seus primeiros salesianos com esse amor à Mãe do Céu.

Isso me mostra que, se queremos nos mover em um caminho de sucesso como educadores salesianos, é preciso fazer bater fortemente o coração de nossos meninos e nossas meninas diante de Nossa Senhora. Sem isso, nossa educação de “bons cristãos” tem carência de algo essencial.

Milagres cotidianos:

Posso lhes assegurar que, em minhas andanças pelo mundo, continuo vendo a cada dia “milagres” que são fruto da educação salesiana, fruto de um Sistema Preventivo no qual se permanece confiando em uma presença que exige o razoável, que coloca Deus como sentido da vida e que faz perceber o verdadeiro carinho do educador, da educadora que quer apenas o bem de todas as crianças e todos os jovens, preparando-os para a vida e fazendo-os crescer.

A Virgem de Dom Bosco é representada sempre com um grande manto de reparação, refúgio de proteção em muitos de seus sonhos. No primeiro sonho, Maria “tomou-me com a bondade das mãos”. Ao longo de sua vida, Dom Bosco nunca deixou de segurar aquela mão. Assim, o extraordinário floresce naquilo que é mais corriqueiro, porque essa é a verdadeira fé. Poderíamos dizer: “Onde está Maria, está Dom Bosco”. Uma presença concreta.

Como Dom Bosco procurou explicar às irmãs reunidas em Nizza. “Só quero dizer-lhes que a Virgem as ama muito, muitíssimo. E... não percebem, mas Ela em pessoa está aqui no meio de vocês!”. Então João Bonetti, ao ver Dom Bosco comovido, o interrompeu e começou a dizer, só para distraí-lo: “Sim, assim Dom Bosco quer dizer que a Virgem é vossa Mãe e que as vê e as protege”. “Não, não”, o Santo retomou suas palavras, “quero dizer que a Virgem está realmente aqui, nesta casa; que está feliz por vocês e que devem perseverar com o espírito de agora, que é o que deseja a Virgem...”. O bom padre se enternecia mais que antes, e João Bonetti voltou a tomar a palavra: “Sim, sim! Dom Bosco quer dizer-lhes que, se forem sempre boas, a Virgem ficará feliz por vocês”. “Não, não!”, se esforçava Dom Bosco para explicar, tentando dominar sua própria emoção, “quero dizer que a Virgem está realmente aqui, aqui mesmo, no meio de vocês! A Virgem passeia por esta casa e a cobre com seu manto” (Memórias Biográficas XVII, 557).

Quando isso acontece, quando se vê tanta vida nas casas salesianas em todo o mundo e o bem que se faz, se pode continuar dizendo: “Foi Ela que tudo fez e... confiai em Maria Auxiliadora e verei o que são milagres”. Que a Mãe continue lhes bendizendo com esse amor que somente as mães sabem dar.

Fonte: Redação