senha

Educadora do INSG/Macaé Faz da Metodologia Digital Tema de Trabalho Apresentado em Congresso Internacional

em 08/05/2017 | 00h00min

Entre os dias 03 e 05 de abril, na cidade de Oviedo, Espanha, aconteceu o XIV Congresso Internacional de Educação Inclusiva, com o tema “Práticas Inovadoras Inclusivas: Direitos e Oportunidades”. O evento reuniu educadores e pesquisadores de vários continentes, abordando enfoques e perspectivas diversas no campo da Educação Inclusiva.

Das 121 pesquisas apresentadas no Congresso, a coordenadora pedagógica do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva, apresentou um trabalho de investigação acadêmica, fruto da sua observação na esfera da Política Educacional Brasileira com foco na relação entre a inovação tecnológica e inovação pedagógica, utilizando como estudo de caso a implantação do Material Didático Digital da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB- Escolas) no Colégio Castelo.

De acordo com a coordenadora pedagógica, o Congresso resultou em uma oportunidade de intercâmbio com educadores de diversas partes do mundo. “Foram momentos de muito aprendizado. Destaco fundamentalmente três questões que mais fortemente me enriqueceram: a perspectiva ampla do conceito de inclusão educacional, considerando o direito de cada criança à aprendizagem, como centro da educação, não se restringindo aos estudantes com necessidades especiais; as políticas e propostas inovadoras na esfera do currículo, da mediação da aprendizagem, das práticas pedagógicas, entre outras; e o retorno positivo acerca do projeto inovador desenvolvido pela escola, no que tange à relação entre inovação tecnológica e inovação pedagógica, não sendo esta uma "equação simples”, explicou Scheila.

Fonte: Redação