senha

Projeto de Espiritualidade Missionária

em 28/04/2017 | 00h00min

Projeto de Espiritualidade Missionária

No período de 12 de março à 06 de abril aconteceu o Projeto de Espiritualidade Missionária, do qual participou da Inspetoria Nossa Senhora da Penha Ir. Maria Julieta Valim, além das Irmãs Dulce Hirata e Flávia Romeiro (BSP). Partiram de São Paulo para Bahia Blanca - via Buenos Aires. As Irmãs foram recebidas, com muita cordialidade e alegria, pelas coordenadoras do Projeto e pela comunidade, na Casa Inspetorial, em Bahia Blanca, onde ficaram hospedadas no Colégio dos Salesianos.

A experiência do Itinerário iniciou-se através de um momento reflexivo  realizado pela Irmã Mira Pece (do Conselho Geral – em visita à Inspetoria)  que culminou em uma  celebração eucarística.

Um momento marcante foi a visita à capela do colégio anexo à Casa Inspetorial onde estão os restos mortais a Beata Laura Vicunha (lá há vários objetos históricos de Laura e de algumas personalidades importantes para essa Inspetoria). Com emoção, as Irmãs também rezaram diante de um dos primeiros quadros de Maria Auxiliadora, benzido por Dom Bosco.

Ao dar início ao itinerário missionário, as Irmãs dirigiram-se a Fortin Mercedes, terra sonhada por Dom Bosco, onde se desenvolveu a missão salesiana.  Durante a experiência, as Irmãs tiveram várias lectios divinas (animadas pela Ir. Dulce Hirata), visitaram o Santuário de Maria Auxiliadora ( meta de uma tradicional peregrinação de toda a Família Salesiana onde, por muitos anos, ficaram os restos mortais de Zeferino Namucurá e onde há um museu com aspectos da fauna e da flora locais,registros da vida da população originária e objetos, fotos e documentos que retratam a vida e ação dos Salesianos e das FMA nos inícios da evangelização da Patagônia). A passagem por  Carmem de Patagones (que se localiza às margens do Rio Negro, local da primeira fundação das FMA em território patagônico, e fica em frente à cidade de Viedma, capital da Província do Rio Negro) foi marcada pela vivência de atravessar o Rio Negro em uma pequena lancha e desembarcar no  porto de Patagones (assim como as primeiras missionárias que chegaram a esse lugar de navio e desembarcaram no mesmo porto).

 Assim, durante uma semana , o grupo o rio e dirigiu-se-se ao  Colégio  Maria Auxiliadora, retornando à noite ao colégio dos SDB Paróquia , em Viedma, onde estão os restos mortais do Beato Artemides Zatti. Na oportunidade, as Irmãs estudaram a biografia dos primeiros missionários que chegaram à essa localidade, como a Ir. Joana Borgna, Angela Casullo, Catarina Fino, Josefina Torta, Cardeal Cagliero, Dom Fragnano e Artemides Zatti. Essa cidade, foi a sede episcopal de Dom Cagliero (que está enterrado na Catedral); sua residência, que foi transformada em museu, também foi visitada pelas Irmãs.

Em Viedma, foi dedicado um dia para visitar o Colégio Salesiano e a casa das Irmãs idosas que conservam objetos que foram usados pelas primeiras Irmãs e trabalhos manuais feitos por elas e pelas primeiras alunas. Nessa cidade, o bispo local Dom Esteban Laxague (SDB) e o Pr. Davi (SDB) – que acompanhou toda a experiência das Irmãs -  presidiram uma fervorosa missa.

Tendo como meta General Roca, as Irmãs visitaram também o Santuário da Virgem Missionária e celebraram a Eucaristia em Cimpay, terra natal de Zeferino, às margens do Rio Negro. 

O Colégio dos SDB foi o local de hospedagem em General Roca. Nessa cidade, houve a visita ao Colégio Maria Auxiliadora onde ocorreu um momento de oração recordando as primeiras missionárias que por ali viveram, como também as missionárias que deram e dão a vida nas Inspetorias.

Após uma longa viagem, as Irmãs chegaram a Junin de los Andes e logo foram ao Santuário da Virgens das Neves e Laura Vicunha para a celebração Eucarística. Lá passaram uma semana dedicada ao estudo, a orações, ao aprofundamento e à partilha e espiritualidade de Laura Vicunha: visitaram os lugares por onde Laura e sua família passaram e viveram, o casebre onde viveu e morreu, o lugar onde existia o primeiro Colégio Salesiano e foi construído um Santuário de Nossa Senhora das Neves em sua homenagem , o local onde foi velada e o cemitério onde foi enterrada até ser transladada para outro cemitério em razão de uma grande enchente; viram ainda o rio onde Laura era mergulhada para abaixar a febre e onde lavava a roupa.

O último dia na cidade foi dedicado à visita ao morro da cruz onde estão as esculturas que contam a vida de Cristo (obras em tamanho natural do artista contemporâneo Alexandre Santana).

Ir. Julieta destaca que essa foi uma grandiosa experiência de fé, e agradece esta especial oportunidade!

veja mais fotos

Fonte: Redação