senha

Castelo/Macaé: Estudantes Aprendem Sobre Sistema Monetário

em 15/04/2017 | 00h00min

Castelo/Macaé: Estudantes Aprendem Sobre  Sistema Monetário

O conjunto de regras que visam organizar a moeda em um determinado espaço monetário foi o foco de estudo dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé.

As turmas que possuem alunos entre 8 e 9 anos promoveram o “Mundo dos Lanches”, com foco na venda de produtos como bolos, pizzas, pudins, sanduíches, brigadeiros, etc., entre os colegas e funcionários da escola, durante os intervalos. A ideia é que eles aprendam a manusear o dinheiro, fazendo contas e dando troco, sob a supervisão dos professores.

A professora Silvana Chaves informou que os alunos primeiramente aprendem em sala de aula através de exercícios teóricos, com apoio do material didático e posteriormente vão para a atividade prática. “Na prática as crianças têm noção de quantidade, de valores, manuseio de cédulas e moedas. Após esse trabalho, tudo o que for arrecado com a venda dos produtos alimentícios é contabilizado e será doado para uma instituição social que preferencialmente atue com crianças”, explicou a professora, lembrando que também é ensinado o que é um estabelecimento comercial, para que os pequenos entendam quais produtos e o que é preciso para seu funcionamento.

O trabalho escolar é feito em parceria com os pais, já que os itens são confeccionados em casa e trazidos pelos próprios alunos. Todas as turmas do 3° ano foram envolvidas na atividade.

“Achei muito divertido. Foi legal trabalhar em grupo e serviu para gente aprender a vender e dar troco. Também achei um pouco difícil na hora de dar troco, mas pedimos ajuda à professora e aos coleguinhas e todo mundo ajudou”, disse a aluna Beatriz Lopes de Souza.

Já para o estudante Samuel Castilho Contreras “algumas coisas foram um pouco difíceis, mas com ajuda ocorreu tudo muito bem. Acho que agora esse trabalho vai me ajudar muito na matemática, na hora de comprar coisas fora da escola”, pontuou.

veja mais fotos

Fonte: Redação