senha

INSG/Macaé: Curso “Novas Competências Docentes para o Século XXI” Promove Aprimoramento de Conhecimento

em 23/03/2017 | 00h00min

Com o tema “Novas Competências Docentes para o Século XXI” o Programa de Treinamento para Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), iniciado no Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Macaé encerrou-se no dia 17 de março.

Em parceria com duas Universidades da Finlândia: Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK), a formação foi marcada pela motivação como ferramenta para a construção de conhecimento e aprimoramento das competências docentes de forma colaborativa, envolvendo o uso de tecnologias.

Com início no dia 13, o curso foi ministrado por dois educadores finlandeses Juha Lahtinen (da Tampere University of Applied Sciences - TAMK) e Irma Kunnari (da Häme University of Applied Sciences - HAMK) e ainda contou com a presença da diretora da RSB-Escolas, Ir. Adair Sberga. “A realização deste curso é um esforço conjunto de toda equipe da Rede Salesiana de Brasília. Agradecemos muito aos educadores finlandeses pelas pessoas que são, pois fizeram a diferença com acessibilidade e abertura para acolher a nossa realidade, que é diferente. Também quero agradecer a todos os professores e coordenadores pela participação, dedicação, empenho, seriedade e compromisso. Como apenas três escolas da rede vão sediar o curso, agora contamos com todos os já formados aqui no INSG/Macaé para ampliar isso para as demais escolas”, explanou  Ir. Adair.

Por sua vez a diretora do INSG/Macaé, Ir. Carmelita Agrizzi, relembrou os ensinamentos de Dom Bosco. “O corpo docente é nossa continuação. Foi uma grande oportunidade de partilharmos conhecimento e essa prática deve ser contínua. Desde já nosso modo de ser enquanto educadores se torna diferente, com os olhos e ouvidos abertos para sempre aprimorarmos nosso conhecimento e nosso processo educacional”, pontuou Ir. Carmelita ao agradecer a participação de todos.

Já a gestora pedagógica, Cintia Manhães, ressaltou que “às vezes todo profissional precisa de algo que o motive novamente e esse momento no Colégio Castelo foi importante para fazer com que todos os educadores refletissem e resgatassem dentro de si sentimentos fundamentais para aprimorar a cada dia o seu trabalho”.

“Antes do início do curso estávamos cheios de expectativas e ansiedade. Durante a semana nós refletimos, pensamos, ouvimos muito e falamos. E a partir de agora nosso desejo é manter essas práticas de colaboração entre nós professores e equipe do Colégio Castelo, com foco na melhoria do ensino para os nossos alunos”, disse a professora Tatiana.

Ao final da formação os participantes cantaram a música “Oh Happy Day” em um grande coro, como uma mensagem final sobre o quanto é fundamental trabalhar em parceria e acreditar que com dedicação os desafios da construção do aprendizado de crianças e jovens podem ser ultrapassamos, tornando-os excelentes futuros profissionais.

Fonte: Redação