senha

Palavra de Ir. Ana Teresa

em 27/02/2017 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  RJ/ES – Circ. 03/2017

“Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos e a experimentamos de vós.” Sl 32(33), 22

Queridas Irmãs,

Iniciamos o tempo quaresmal, tempo propício e oportuno para uma maior imersão em Deus- Misericórdia que nos chama ao constante exercício do discipulado. A atitude do discípulo é a de ler a Palavra, colocar-se aos pés do Mestre e se deixar conduzir por ela. Deus nos chama cotidianamente para sermos ouvintes atentos e deixarmo-nos modelar pela Palavra.

Sabemos que o deserto é o lugar da presença de Deus, lugar da fertilidade, da purificação, mas também o lugar da provação, da solidão quando somos convidadas a olhar para a cruz e perceber nela o Cristo pobre, despojado e totalmente obediente, entregue e abandonado, consagrado ao Pai. Existe gesto maior de amor?

Quaresma é convite à prática da fraternidade, a alargar nossos olhos (às vezes míopes) e corações fechados e fixar o olhar para fora das janelas de nossas casas e enxergar as tantas pobrezas que nos rodeiam. Somos sim privilegiadas, agraciadas com tantas farturas e bênçãos de Deus que vem sobre nós e nossas comunidades. Convido-as a parar e rezar por algum momento a abundância de graças que recebemos todos os dias.

Toda a liturgia do período da Quaresma é convite e apelo a mudança de vida. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão do coração. A Igreja nos orienta a viver a Quaresma como um caminho em direção a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, rezando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia da vida devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, e tudo aquilo que nos afasta do bem e do amor sincero, tudo que nos aprisiona e nos distancia dos irmãos e irmãs de caminhada e de ideal de vida. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

Bem sabemos que o número “quarenta” é bíblico e é cheio de simbolismos: os quarenta dias do Dilúvio, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto, os quarenta dias do caminho de Elias até o Sinai e, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no deserto, preparando sua vida pública, quando, após esses dias de jejum, é tentado pelo demônio que tenta desviá-lo do projeto traçado pelo Pai, Ele  com as pessoas, com a natureza. Que cheguemos à festa da Páscoa com maior consciência do dever cristão que temos de humanizar as relações e a convivência com o mundo criado. 

“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” é o tema da Campanha para a Quaresma em 2017. O lema é inspirado no texto do Livro do Gênesis 2,15: “Cuidar e guardar a criação”. A Campanha tem como objetivo geral: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. (Texto Base, pág. 9).

Converter é mudar de hábito e fazer com que a vida, dom de Deus, seja preservada de todas as ganâncias, roubos, sonegações e corrupções e de tudo aquilo que diminui e mata a vida.

 Que a mensagem do Ano Mariano seja de amor, de justiça e de coragem que nos une e nos traz traga segurança e liberdade assim como fez Maria – a Mãe que deu seu Filho para a vida do mundo e que continua cuidando da humanidade como Mãe e Rainha.

Preparemos o nosso coração para as coisas novas que certamente já começam a acontecer. A Páscoa – vida nova e ressuscitada - é uma opção de vida e deve nos ocupar e fazer parte das nossas escolhas diárias.

Um santo período de vivência quaresmal e meu abraço fraterno,

Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação