senha

VIDES Nacional

em 31/01/2017 | 00h00min

VIDES Nacional

Nos dias 10 a 15 de janeiro aconteceu o Campo Nacional VIDES 2017 na Casa do Puríssimo Coração de Maria (FMA) na cidade Guaratinguetá- SP. Contou  com a presença de representantes das Inspetorias das FMA do Brasil. A Inspetoria Nossa Senhora da Penha – RJ/ES esteve presente com a participação da delegada do VIDES – Rio de Janeiro, Irmã Tânia Maria Cordeiro e os leigos Helen Andrade (Resende) e Stevie Santos (Belford Roxo), com o objetivo de fortalecer o grupo VIDES na inspetoria.

O Campo de Formação Nacional teve um duplo objetivo: colocar em prática uma das propostas do XI Congresso Internacional do VIDES realizado em julho/2016, em Roma, a de que os grupos de voluntariado VIDES precisam trabalhar de forma mais integrada, e um segundo objetivo de proporcionar aos grupos VIDES do Brasil a troca de experiências e a formulação de estratégias para a implementação e criação do voluntariado com a identidade VIDES. 

O encontro contou com a assessoria da Ir. Leonor Salazar, diretora do VIDES internacional, que trouxe uma preciosa contribuição de aprofundamento da história, da identidade, da metodologia , formação e acompanhamento e das realizações do VIDES, deixando em todos muito entusiasmo. 

A acolhida vivenciada desde o início com as boas-vindas foi feita pelo grupo VIDES São Paulo e o “boa noite” pela Irmã Claudia Regina Ribeiro -BSP. Jovens e Irmãs unidos com expectativas e animação para viverem dias de intensa convivência e aprendizado. O clima de acolhida e fraternidade se estendeu ao longo dos dias. O mesmo acontecendo na visita ao Colégio do Carmo, primeira obra das FMA no Brasil, vindas do Uruguai. O colégio neste ano de 2017 completará 125 anos. Lá o grupo pode aproveitar de um  momento de lazer na piscina, encerrando dia com o “boa noite” feito pela Irmã Teresa Cristina P. Domiciano (diretora do Colégio do Carmo).

Os grupos de cada inspetoria tiveram oportunidade de apresentarem sua caminhada, suas práticas e desafios. A programação de animação e oração cada dia foi dividida por grupo do VIDES das inspetorias.

O dia 12 foi dedicado à peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida no jubileu dos 300 anos, começando pela visita ao Porto de Itaguaçu que fica ás margens do Rio Paraíba do Sul onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Já na Basílica, o grupo foi recebido por uma guia do Santuário que proporcionou a todos um encontro com a história de todo o local, desde os primeiros acontecimentos até a arquitetura da Basílica atual. Depois de “alimentados” da história encantadora da “casa da Mãe Aparecida” chegou a hora de alimentar a vida no encontro com Jesus Eucarístico na participação da Missa das 12 horas. 

A sexta-feira foi um dia especial, por ser o primeiro dia 13 do ano, dia em que as FMA fazem memória a Madre Mazzarello, a oração da manhã surpreendeu com uma jovem vestida de Madre Mazzarelo que encantou a todos. 

Ficou muito marcante para todos a experiência de voluntariado na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá. Os voluntários foram divididos em três grupos, onde visitaram as casas: Sol Nascente, A Casa das Mulheres e a Casa da Criança. Cada grupo preparou atividades para este momento e vivenciaram horas de dedicação e amor ao próximo. Ao final a gratidão a Deus pelo momento de partilha de vida e convivência que foi de grande importância para experimentarem o VIDES na vida de cada voluntário.

No sábado, último dia, Irmã Leonor falou da formação e motivou o grupo a partir das linhas principais do Congresso Internacional, a direcionar o plano de ação dos próximos anos e o planejamento para 2017, com o objetivo de integrar todos os grupos das inspetorias do Brasil e estarem unidos ao VIDES Internacional. O dia foi encerrado com uma “noite cultural”, onde cada grupo apresentou algo que caracterizasse seu estado e sua cultura, através de teatro, danças, vídeos, músicas, animação, ginásticas, piada, poesias, dinâmica e coral. Para que a Irmã Leonor levasse um pouquinho do Brasil, cada grupo presenteou-a  com uma lembrança de seu estado.

 “Estes dias foram uma oportunidade de formação, voluntariado e convivência, momento de partilha de experiências, intercâmbio de informações e ajuda mútua, fortalecendo a proposta do voluntariado VIDES no Brasil.

Foram dias de intensa alegria, convivência e troca de experiências, deixando em mim um desejo maior de fazer voluntariado com um olhar claro do que é o VIDES, com a certeza que eu posso melhorar o mundo de alguém com os dons que Deus me deu.” ( Helen Andrade).

Fonte: Redação