senha

Escola de Espiritualidade Juvenil Salesiana

em 22/01/2017 | 00h00min

Escola de Espiritualidade Juvenil Salesiana

De 16 a 21 de janeiro, a inspetoria Nossa Senhora da Penha (BRJ) realizou a Escola de Espiritualidade Juvenil Salesiana. Uma bela iniciativa da animadora da Pastoral Juvenil, Ir. Teresinha Ambrosim e abraçada de imediato por toda equipe e por toda Inspetoria!

A Escola de Espiritualidade aconteceu no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), no Rio de Janeiro e reuniu um grupo de onze jovens provenientes das Comunidades de Rio das Ostras, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro. Jovens universitários, já integrados na animação juvenil salesiana de suas realidades locais e desejosos de um maior aprofundamento de sua vivência de fé.

A dinâmica da Escola consistiu em estudo, reflexões, dinâmicas, momentos fortes de oração com a liturgia do dia, participação na Eucaristia (com animação musical e litúrgica feita pelos jvens), filmes (Maria, Dom Bosco, Madre Mazzarello,Felipe Neri, Papa João XXIII), passeio (Centro Inspetorial, Santuário da Medalha Milagrosa, Basílica Santuário de São Sebastião, Igreja de São Francisco Xavier, Cristo Redentor) e uma alegre e intensa convivência. A Inspetora, Ir. Ana Teresa Pinto, logo no primeiro dia acolheu o grupo com palavras de incentivo e encorajamento, também agradecendo e parabenizando a cada um pelo sim dado ao convite para participar desta atividade.

A assessoria temática dos dias, ficou assim definida: Visão pastoral da realidade juvenil brasileira (Ir. Maria Rita Zampirolli), Introdução à Palavra de Deus e exercício da leitura orante para jovens(Educador Stevie), Introdução à eclesiologia (Ir. Sirlene Giradi), Seguimento de Jesus- Discípulos missionários no Documento de Aparecida – Dimensão vocacional e missionária (Ir. Cláudia Mª Pianes Campos), Sacramentos – Batismo, Eucaristia, Reconciliação (Ir. Maria Inarlete Fiorese), Princípios norteadores da Articulação da Juventude Salesiana (Ir. Teresinha Ambrosim), Maria na Bíblia –Título de Maria Auxiliadora (Ir. Tânia Maria Cordeiro), Dinâmicas de grupo – exercício de liderança (Ir. Teresinha e equipe), Manhã de retiro, oração e confissão –Projeto de vida (Ir. Teresinha Ambrosim).

Foi um tempo de graça!

Também merece destaque o envolvimento com/da comunidade local que escancarou as portas convivendo intensamente com os jovens. 

Na tarde do sábado aconteceu o momento de sintese final e avaliação, e à noite, uma animada festa onde as Irmãs presentes entoaram “Oh qual sorte!” diante da empolgação do grupo.

Com o coração feliz e agradecido os jovens destacaram que o sentir-se/perceber-se família foi, sem dúvida, o ponto alto desta semana de escola de espiritualidade salesiana.

veja mais fotos

Fonte: Redação