senha

Encontro Mundial de Ecônomas FMA

em 01/12/2016 | 00h00min

Encontro Mundial de Ecônomas FMA

Conforme consta na programação do Conselho Geral para o sexênio 2015-2020, aconteceu de 18 a 25 de novembro, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (Roma), o encontro mundial para todas as ecônomas inspetoriais (novas ou não no serviço). Vale ressaltar que é a primeira vez que se realiza no Instituto um encontro mundial para as ecônomas!

Durante estes dias, sob a orientação da equipe de Ir. Vilma Tallone (ecônoma geral), o grupo de aproximadamente 83 Irmãs provenientes dos 5 Continentes, estudou  em 10 pequenos grupos constituídos por língua materna, o texto mártir “Princípios orientativos para uma correta gestão econômica dos bens no Instituto das FMA” elaborado pelo Economato Geral, interferindo neste com sugestões de esclarecimentos, acréscimos e/ou subtrações, confrontou-o  com uma nova proposta de controle de gestão, e ainda se dedicou ao aprofundamento de questões referentes a imobiliários.

Outro momento importante do curso foi a apresentação feita pelo senhor Guido Barbera, da Rede Internacional FMA “Together for Education and Solidarity”, a qual coordena. Tal Rede é constituída por 9 Associações do Instituto FMA (Fundação Madreselva; Fundação Voluntariado Jovens Solidariedade (FVGS) e Associação Vides Internacional; Associação Missões Jovens fma; Missionsprokur, Dom Bosco Schwestern; Associação Vides – (Itália); Associação Videssur; Vides Espanha) que trabalham em solidariedade e cooperação visando contribuir com maior eficácia para o desenvolvimento integral de cada membro da família humana, através da educação dos jovens, do crescimento de um espírito de solidariedade para com os mais pobres e os desfavorecidos, da formação de jovens gerações de cidadãos. Esta Rede nasceu do convite de Ir. Vilma Tallone às Associações, para refletirem sobre possíveis modalidades de ação e colaboração conjunta, para consolidar suas atividades e desenvolver uma “fantasia da caridade” comum. Tal proposta foi aprovada pela Madre em fevereiro deste ano.

Também foi apresentada (em aberto) ao grupo uma plataforma administrativa que possibilitará um acompanhamento mais efetivo do Centro do Instituto para com o centro das Inspetorias e destes com cada Comunidade.

Durante todo o encontro Madre Yvonne Reungoat foi presença constante.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participou Ir. Ana Maria Paes.

veja mais fotos

Fonte: Redação