senha

CNESB 2016

em 30/11/2016 | 00h00min

CNESB 2016

Nos dias 27, 28 e 19 de outubro, aconteceu a reunião do Conselho Nacional da Confederação das Ex-alunas e dos Ex-alunos das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil – CNESB -, em Brasília, no Centro Cultural Missionário(CNBB).

O encontro constou de momentos de memória da história da Federação Brasileira e da apresentação da V Assembleia Mundial Eletiva ocorrida em Mornese, de  11 - 17 agosto 2015. O primeiro momento formativo foi assessorado pela Ir. Vera do Carmo Andrade (BBH) que refletiu com o grupo sobre o Sistema Preventivo enfocando os seguintes aspectos:

1-Um estilo de educação.

2-Sistema e arte educativa.

3-Crenças nas quais se fundamenta o Sistema Preventivo.

4-Valores do Sistema Preventivo.

5-O que se entende por Sistema Preventivo.

No segundo momento Pe Anselmo Nascimento (SDB), trabalhou o tema: Voluntariado como expressão de cidadania. Pe. Anselmo iniciou lembrando que o voluntariado implica em participação social e aprendizagem de valores. Fez um apanhado histórico lembrando o desenvolvimento do tema no Brasil destacando os momentos:

•Colaborativo e engajado (1950)

•Organizações Sociais (1980 a 1990) Ambiental, Saúde, Educação

•Comprometimento pessoal com a transformação da realidade (2000)

Fazendo referência à experiência do Vides e outras experiências da Familia Salesiana, lembrou que o voluntário tem intenções, ou seja, ser voluntário(a)é uma forma de transformar indignação em ação, criando espaços efetivos de trabalho e transformação social, e é reconhecido pelo seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, colaborando para a realização do bem comum. 

Sobre as transformações que a experiência traz lembrou que o voluntário aprende sempre: aprende a enxergar o outro, a ver sua real necessidade e o que pode fazer para melhorar; aprende a lidar com as diferenças, a ser solidário e a lutar pela transformação social. Afastando-se da noção de gesto assistencial isolado, o conceito de voluntário aproximou-se do sentido de solidariedade e responsabilidade social, resultando em um trabalho de qualidade, feito com prazer. 

A partir daí, fez indagações ao grupo:

•O que faz uma Cristã ser voluntária?

•O que distingue o Cristão dos demais voluntários?

•Onde ser voluntária?

•Inspirações bíblicas para o voluntariado Cristão.

Houve grande participação do grupo contando experiências e lembrando que nenhum membro da família salesiana pode se aposentar de fazer o bem.

Em um trabalho de grupo, a partir de depoimento do informativo ANS, cada grupo deveria lembrar o texto bíblico que fundamentava os depoimentos de voluntários(as) da Familia Salesiana nas várias partes do mundo. Sintetizando este tempo formativo Pe. Anselmo concluiu que ser voluntário é trazer o Reino para hoje.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participou Ir. Sirlene Girardi como delegada inspetorial da Família Salesiana, e as ex-alunas Elizabeth Ázzaro, Sônia Nery.

veja mais fotos

Fonte: Redação