senha

Assembleia Formativa da Inspetoria Nossa Senhora da Penha

em 15/11/2016 | 00h00min

Assembleia Formativa da Inspetoria Nossa Senhora da Penha

De 12 a 14 de novembro a Inspetoria Nossa Senhora da Penha (BRJ) se reuniu para realizar sua Assembleia Formativa.  A assessoria do primeiro dia ficou por conta do Irmão Marista, Afonso Murad que desenvolveu o tema “Gestão e Espiritualidade”. O Irmão apresentou  gestão como “habilidade para coordenar processos e liderar pessoas”, desdobrando as dimensões desta (serviço, pessoas, patrimonial, econômico financeiro, voluntários, contábil, comunicação e imagem, pesquisa e desenvolvimento, responsabilidade social e ambiental, jurídico)e também o que deve diferenciar os processos de gestão nas organizações (conectividade, visão estratégica, inovação, gestão do conhecimento, qualidade, velocidade, pessoal em contínuo aperfeiçoamento atuando em equipe com sentido de pertença, visibilidade e imagem). Murad também destacou que como Vida Religiosa a gestora deve somar qualidades de pastora e de irmã, e nunca perder de vista o ponto de partida, onde o que mais importa não é o sucesso e sim a fidelidade a Deus. 

Num segundo momento do dia Ir. Ana Teresa (inspetora), Ir. Tânia e Ir. Regina apresentaram ao grupo de Irmãs o processo das Novas Configurações das Inspetorias do Brasil, fazendo um histórico, partilhando o caminho que o Grupo de Trabalho (GT – constituído com representações das nove Inspetorias e suas respectivas Inspetoras) está fazendo e as propostas que começam a chegar das Comissões do GT. Em pequenos grupos foi possível conversar sobre a própria compreensão de “novas configurações”, e posteriormente refletir sobre as atitudes pessoais que ajudam na reestruturação da vida. A eucaristia presidida pelo Fr. Gerson (Capuchinho) concluiu os trabalhos do dia.

O dia 13 começou com a assessoria de Ir. Maria Helena Morra (Religiosa do Sagrado Coração de Maria) sobre “Itinerância na Bíblia”, onde a assessora provocou o grupo a deixar-se reconfigurar... partindo do fato da itinerância – que é um processo formativo - ser um tema dominante na Bíblia. Tudo muda. O desconhecido é o lugar da fé! É preciso coragem para as rupturas que se fazem necessárias.

Outro momento significativo foi a apresentação dos vários serviços de animação da Inspetoria: Pastoral Juvenil (AJS, Pastoral Vocacional, Pastoral Universitária, Pastoral Escolar),Pastoral Social e o XII Encontro Nacional das Comunidades Inseridas Salesianas (ENCIS), Formação Continuada, Comunicação Social (Rede Salesiana Brasil de Comunicação, Equipe de Comunicação Salesiana Brasil – ECOSBRASIL, Boletim Salesiano, Inspetoria), Família Salesiana (CENESB), ACSSA (primeiro encontro para secretários/as inspetoriais), Administração. 

O último dia de Assembleia começou com a celebração eucarística presidida pelo Padre Reginaldo (SDB – responsável pela Família Salesiana na Inspetoria São João Bosco). A seguir foi lida a carta de Ir. Alaíde Deretti (Conselheira para as Missões) convocando para a abertura do 140º aniversário da Primeira Expedição Missionária a ser celebrado em 14 de novembro de 2017 revitalizando em cada uma o forte impulso missionário que caracteriza o Instituto desde sua origem.

Em seguida foi apresentado ao grupo o CENSANET através do seu diretor Euclydes, no seu histórico e no vasto leque de serviços que atualmente oferece. A apresentação de experiências internacionais vividas como Instituto, deu continuidade aos trabalhos: Ir. Antonia partilhou com o grupo sua experiência no Projeto de Espiritualidade Missionária (PEM), Ir. Maria Calliman partilhou o Projeto Jerusalém, e Ir. Jaqueline partilhou o Segundo Noviciado.

No momento seguinte, a assembléia ouviu a socialização de cinco “Boas Práticas” que estão acontecendo em algumas das Comunidades.

Já concluindo, Ir. Ana Teresa fez alguns informes gerais e o seu agradecimento por esses significativos dias de Assembleia. Após a oração final, a Inspetoria cantou com emoção: “Oh que sorte, somos Filhas de Maria Auxiliadora!!!” dando graças a Deus pelo dom da vocação quer nos faz IRMÃS! E para aumentar a festa o Centro Inspetorial oferta a cada Irmã uma linda blusa de Madre Mazzarello com a identificação local!

veja mais fotos

Fonte: Redação