senha

Professores de Rio das Ostras Apresentam Artigo Sobre Material Didático Digital Salesiano em Congresso

em 01/10/2016 | 00h00min

Professores de Rio das Ostras Apresentam Artigo Sobre Material Didático Digital Salesiano em Congresso

Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2016, o campus do Instituto Federal Fluminense- IFF/Macaé sediou o congresso "Abralin em Cena”, evento permanente na agenda da Associação Brasileira de Linguística – Abralin. Com a temática "Língua, ensino e pesquisa: repensando fronteiras", visava à capacitação e ao aperfeiçoamento não só de graduandos da área de Letras, mas também de docentes que atuassem com as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou línguas estrangeiras. 

Professores da Rede Salesiana de Escolas do Colégio Castelo- INSGRO de Rio das Ostras apresentaram importantes análises acerca do uso do material didático digital e suas implicações no cenário educacional. Intitulado “Novas Competências Docentes frente às TIC’S: uma análise do Material Didático Digital Salesiano” o artigo procurou refletir sobre as novas competências docentes de que dependem hoje os professores para que alcancem bons resultados com a utilização do MDD. Segundo Cíntia de Castro, autora do artigo, a presença das tecnologias digitais em nossa cultura criou novas possibilidades de ensino e aprendizagem, “As tecnologias digitais introduziram novos procedimentos que passam a exigir o desenvolvimento de novas habilidades por parte do professor. Reconhecer novas metodologias de ensino/aprendizagem pode ressignificar o trabalho com o material. Não basta projetar, é preciso que conceitos como o de “hipermodalidade”, por exemplo, sejam internalizados por todos.”, acrescentou a professora.  

Um segundo artigo “Manifestações Artísticas no ENEM: Análise de Projeto Interdisciplinar” apresentado pelos professores Camila Pinheiro e Orleni Torres relacionava a proposta de interdisciplinaridade no Enem com o material didático salesiano, projeto oferecido aos alunos no Pré-Vestibular da Rede e ao público em geral. Ao estabelecer as leituras entre Arte e Língua Portuguesa, o objetivo foi repensar os diálogos entre as duas disciplinas e observar como o Exame Nacional do Ensino Médio vem produzindo suas questões. A análise, a partir de saberes compartilhados e complementares, em tempos onde o acesso às informações se amplia cada vez mais com as novas tecnologias, aborda a diversidade de linguagens presentes na escola. 

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos