senha

Segundo Noviciado Internacional

em 08/08/2016 | 00h00min

Segundo Noviciado Internacional

De 01 à 28 de julho, um grupo de 24 FMA jovens, provenientes de diferentes países (Santo Domingo, Espanha, Coreia, Itália, Brasil, Eslováquia, Polônia, Escócia, EUA, França, Albânia, Camarões) se reuniu no centro do Instituto para o Segundo Noviciado Internacional: tempo de preparação à profissão perpétua, tempo de formação em que cada uma se empenha numa releitura da própria experiência vocacional, através do confronto com a Palavra de Deus e com o itinerário histórico espiritual de Madre Mazzarello e de Dom Bosco. Do Brasil participaram: Ir. Jaqueline Rocha Correia (BRJ), Ir. Rita de Cássia Sousa (BRE), Ir. Adriana Miranda e Ir. Márcia Koffermann (BPA).

O tema: “De geração em geração a sua misericórdia” percorreu todo o mês de formação ajudando o grupo a rezar à “Maria, mulher no Magnificat” contemplando as maravilhas que o Senhor realizou na Vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello e em suas próprias vidas, para uma resposta mais consciente a Deus, no estilo do “A ti as confio” e do “Da mihi animas cetera tolle”. 

A primeira etapa aconteceu de 01 a 14 de julho, em Mornese. As Irmãs Junioristas foram acompanhadas por Ir. Martha Seide (docente do Auxilium), por Ir. Cristina Festa (conselheira para a formação da Inspetoria Itália Emiliana Ligure Toscana), por Ir. Ivana Milesi (diretora do Colégio) e por Pe. Marco Rossetti,SDB (docente da Crocetta – Turim).  

Nos dias em Mornese foram proporcionados vários momentos celebrativos nos lugares onde passou Madre Mazzarello: no Quarto, aconteceu a partilha da experiência vocacional; no Poço, cada uma encheu seu cântaro e caminhou do Colégio ao Roverno despejando as águas do cântaro em sinal de despojamento à vontade de Deus e de entrega ao compromisso assumido na consagração; na Casa do Tifo, uma grande motivação foi a de assumir a pequenez diante de Deus e retomar a caminhada com um novo dinamismo, queimando as dificuldades que impedem de assumir com mais radicalidade a vocação. Outro momento de destaque foi a adoração ao Santíssimo no Poço da Valponasca com uma caminhada silenciosa e orante neste lugar onde Madre Mazzarello saciou sua sede e de sua família. 

Ao final do dia (“Boa Noite”) cada Irmã apresentou sua Inspetoria com as Comunidades e atividades específicas. 

Momento forte o grupo viveu também na Paróquia, onde houve a renovação das promessas do Batismo na pia onde Madre Mazzarello foi batizada. 

Cada momento um despertar para a misericórdia de Deus que permitiu a cada uma vivenciar tamanha graça! 

Por falar em graça, um momento único foi aquele vivido em Gênova no porto de onde sairam as primeiras Irmãs para a América. Rezar a dor da partida, a entrega, o despojamento, a determinação de deixar-se conduzir por Deus, ilumina e provoca a resposta de vida dada ainda hoje nesta Família Religiosa! As primeiras missionárias que partiram com coragem inspiram passos ousados e confiantes.

A segunda etapa do curso aconteceu de 14 a 19 de julho. E nesta foram percorridos outros lugares significativos da experiência carismática salesiana: Nizza, Turim, Colle Dom Bosco-Chieri. O clima foi de profunda oração visitando lugares onde Dom Bosco passou em sua incansável busca de descobrir a vontade de Deus e encontrar um lugar onde educar os meninos. Nestes dias, o grupo foi acompanhado por Ir. Stefania Vivian (conselheira para a formação Inspetoria Itália Trivenita) e por Ir. Paola Casalis (conselheira para a formação Itália Piemontese) e pelo Pe. Enrico Lupano, SDB. Uma belíssima celebração mariana aconteceu na Basílica dedicada à querida Mãe Auxiliadora. Nesta ocasião, após a explicação do quadro, o grupo rezou a fé e a determinação de Dom Bosco na construção deste Templo, e a presença de Maria na vida de cada uma chamada a ser monumento vivo da gratidão do nosso pai fundador à Virgem Auxiliadora.

O momento culminante da experiência foram os Exercícios Espirituais, de 20 a 27 de julho, pregados pelo Pe. Fiorenzo Allemandi, SDB, em Pella (local onde o Instituto tem um Centro de Espiritualidade). Nestes dias as jovens Irmãs tiveram a oportunidade de acompanhamento pessoal e confissão. Padre Fiorenzo ajudou a refletir sobre a misericórdia de Deus nos personagens bíblicos Ezequiel e Jonas, no Salmo 102, e na própria encarnação de Jesus, perpassando o texto de Lc13,10-17, da mulher encurvada, entre outros. Antes do término do retiro foi realizada uma fervorosa celebração penitencial. 

Sobre esta experiência, fala-nos nossa querida Ir. Jaqueline: “Sem dúvida, foi inesquecível participar deste itinerário, percorrendo as raízes de nossa espiritualidade salesiana. Foi possível revigorar as energias, compreender e interiorizar a importância de nossa missão como Filha de Maria Auxiliadora, e de assumir a vida/vocação sem medo, confiante em Deus, desejosa de fazer a vontade d’Ele servindo aos jovens. Estar em contato com outras Irmãs de tantos lugares, idiomas, culturas em busca de um mesmo ideal, foi uma riqueza! A acolhida em clima de família experimentada em cada casa, desde Mornese, Turim, Nizza, muito contribuiu para a experiência vivida.  

Retorno desejosa de colocar em prática o que vivenciei nestes dias de intensa graça de Deus. Tenho muito que agradecer à minha comunidade e à minha Inspetoria na pessoa de Ir. Ana Teresa, e a todo o Instituto que me possibilitou esta oportunidade. Muito obrigada! Se hoje disponho de uma maior animação e encantamento pelo Instituto, devo a este enriquecedor período vivido. Que Nossa Senhora Auxiliadora nos sustente a cada dia.”

veja mais fotos

Fonte: Redação