senha

Palavra da Inspetora - Junho

em 13/06/2016 | 00h00min

Palavra da Inspetora - Junho

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 062016

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.O seu amor dura para sempre! 

Salmos 136:1

Queridas Irmãs,

Junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Coração pleno e transbordante de amor. Infinitamente divino e humano ao extremo. 

A expressão “Coração de Cristo” nos remete à totalidade de seu ser, Verbo encarnado para a salvação de toda a humanidade. Jesus, em seu Evangelho, convida os discípulos a viverem em íntima comunhão com ele, assumindo a sua palavra como modo de vida e revelando-se um mestre “manso e humilde de coração”.

Para o Papa Bento XVI, o culto ao Sagrado Coração de Jesus confunde-se com a história do Cristianismo. Ao compreendermos que o mistério do amor de Deus sobre nós é conhecido por meio da manifestação deste amor de forma mais profunda na Encarnação e também na Paixão e morte de Jesus na Cruz, compreenderemos que Deus, amor misericordioso, continua presente entre nós. Por outro lado, esse mistério do amor de Deus por nós é infinito e provoca em nós atitudes de discípulo que aos pés do Mestre é capaz de olhar para a Cruz de Cristo e nela contemplar a humanidade. (João 19, 37; cf. Zacarias 12, 10).

Assim, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus dá-se não só pelo mero cumprimento devocional, mas como um profundo mergulhar na essência do Evangelho. Mergulhando nesta mística eucarística - vida doada em plenitude – será possível viver o mistério da ressurreição como sinal profético num mundo onde a vida é tão banalizada, descartada e vazia de sentido. E, sabemos que somos criaturas.  E como tal fazemos parte de um projeto de amor do Deus que nos quer filhos, que se amem e na vivência fraterna espelhem a ternura do Pai.  Deus na sua essência amorosa está no mais íntimo de cada ser humano, nos faz irmãos e trabalha, como o oleiro, a argila que somos. Ele realiza em nós coisas maravilhosas. Trabalha o nosso coração e modela-o com mãos maternas.

Ensina o Papa emérito que: “A resposta ao mandamento do amor só é possível se se faz a experiência de ser amado pelo Amor infinito de Deus. (cf. encíclica «Deus caritas est», 14) Amor que é continuamente doado no mistério eucarístico - gesto supremo de doação da vida”. 

Que neste Ano Santo da Misericórdia possamos voltar nosso olhar para o Coração humano de Cristo e dele aprender o segredo da humildade, da mansidão, do silêncio contemplativo que fecunda a vida e continuamente a impulsiona a caminhar na esperança, na alegria e com o entusiasmo de quem sabe-se amado pelo amor infinito.  

Contemplando o coração de Cristo tenhamos também nós, atitudes humanas e misericordiosas e que Ele seja nas nossas casas o coração a força que alicerça e renova o nosso SER religiosas consagradas para os Jovens.


Com o coração agradecido:

- O mês de Maio rico das mais variadas expressões de carinho e amor para com nossa Mãe Auxiliadora.

- Pela breve e tão frutuosa visita de Ir. Vilma Tallone que nos impulsionou na vivência feliz e consciente do seguimento de Cristo na Vida Religiosa como Consagrada para a missão junto à juventude.

- Pela significativa participação das ecônomas locais no ENEL (Encontro Nacional de Ecônomas Locais - RSE) e posteriormente do encontro em nível nacional com Ir. Vilma Tallone que proporcionou ao grupo momentos de reflexão, retomada e partilha da missão no cotidiano.


- Como discípulas escutemos e acolhamos as surpresas de Deus que continuamente nos interpela a conversão:  

04 de Junho - Reunião de Pastoral Juvenil - INSA

04 e 05 de Junho - GT (Grupo de Trabalho) das Novas Configurações - São Paulo;

10 de Junho - Encontro de Educadores Sociais - Belford Roxo e Resende - em Belford Roxo;

11 de Junho - Encontro para as Irmãs da 3ª Idade - 2ª Etapa - Niterói;

12 de Junho - Reunião do Conselho Inspetorial;

13 de Junho - Inicio do Projeto Social - “Sementes do Amanhã” (O Projeto estará funcionando na Casa 20 - anexa Ao INSA. Como sabemos a criação deste projeto é uma exigência do CMAS);

25 e 26 de Junho - VIDES;

Despertar Vocacional: Laura ( 07/06 ); Cachoeiro de Itapemirim (18/06) e Belford Roxo (26/06);

Visitas Inspetoriais às Comunidades: Macaé (6 a 9); Resende (14 a 17); Rio das Ostras (20 a 23) e INSA (27 a 29).

Termino com um pensamento de Madre Mazzarello: “O coração grande e generoso deve ser ardente, sempre em atividade, como a chama que, se alimentada, sobe sempre mais alto, emanando luz e calor e contagiando, transformando em fogo ardente tudo aquilo que encontra” (cf. Carta 19).

Desejo que assim vivamos o mês de Junho. Maria a discípula fiel e amante de seu Filho seja nossa Mãe e Mestra.

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação