senha

Palavra da Inspetora - Maio

em 07/05/2016 | 00h00min

Palavra da Inspetora - Maio

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 052016

Maria foi a eleita do Pai entre todas as mulheres

de todos os tempos e lugares. Isabel, 

cheia do Espírito Santo lhe disse; 

´Bendita és tu entre as mulheres´(Lc 1,42)

Somos uma família religiosa que é toda de Maria!

O mês de maio é o reflexo dessa expressão traduzida no clima de festa, de fervor e de alegria, no qual se vive nos pátios e ambientes das nossas casas. No Art. 1º das Constituições das FMA lemos: “Por um dom do Espirito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações dos jovens”. E continua no artigo 4: “Maria Santíssima foi a inspiradora do nosso Instituto e continua a ser sua Mestra e Mãe”. 

Logo, Maria é para nós a inspiradora, aquela que nos mostra o caminho, indica a direção e ensina os cuidados necessários para continuar caminhando com audácia, humildade, profetismo e esperança no seguimento do seu Filho. Seguir os passos de Jesus assim como ela mesma os trilhou, de Nazaré a Belém, se colocando como a missionária que foi capaz de sair em direção aos mais necessitados, de perceber onde estava o Deus que se revelava aos pequenos, aos pobres e humildes de coração. 

O Evangelho de Lucas é o que mais apresenta a figura de Maria como participante dos mistérios de Cristo. Ele quer mostrar n’Ela um perfeito modelo de vida cristã.

Maria é sempre apresentada como uma presença discreta, preocupada somente com a compreensão e a realização da vontade do Pai, a partir dos acontecimentos na vida de Jesus, segundo o que nos diz o evangelista: “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos em seu coração”. (Lc 2, 19). 

Não se pode falar de Jesus, sem falar de sua mãe, Maria de Nazaré. Ela é para nós a estrela da nova evangelização, que sabe reconhecer os passos do Espirito nos grandes acontecimentos da vida de seu Filho e na história da humanidade. Em Caná, é a mãe solícita que numa atitude corajosa é capaz de acolher a novidade do Espírito, de provocar e anteceder momentos decisivos e reveladores da vida e missão de Jesus. Ela anuncia o novo! Inaugura um jeito novo de discipulado: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

Com seu estilo de humildade e ternura, de serviço e audácia na missão evangelizadora, Maria inaugura um novo jeito de ser mulher, mãe, educadora e missionária. Atitudes que nos colocam na dinâmica da conversão pastoral, no exercício da maternidade, na inserção na vida da igreja como espaço e ambiente que “gera, faz crescer, corrige, alimenta, conduz pela mão... Igreja-Mãe, capaz de redescobrir as vísceras maternas da misericórdia e abraçar a todos com a ternura de quem passa pela dor da cruz e permanece de pé - “Eis o teu Filho” (Jo 19,26).

Com Maria, creio que podemos construir neste mês a ela dedicado, o nosso magnificat e numa atitude de fé, de esperança, de caridade e de perfeita união com Cristo sermos, a seu exemplo, “auxiliadoras” entre as/os jovens. 

Nas proximidades da festa de Pentecostes coloquemo-nos atentas e abertas ante o que o Espirito Santo está nos dizendo neste momento histórico em que vivemos, e alarguemos nosso olhar para além das nossas fronteiras: há muitos que esperam de nós uma atitude corajosa e profética. Que Maria, a Mãe de Jesus e nossa mãe nos assista, nos acompanhe e ilumine nossos passos e nossas decisões.

Agradeçamos:

? As inúmeras e criativas manifestações de gratidão à nossa Madre Yvonne como animadora do nosso Instituto.

? A dedicação e entusiasmo apostólico e missionário junto aos 170 jovens e Irmãs, missionários/as na atividade da Missão Juvenil Salesiana em Macaé. 

? A participação alegre, entusiasta e colaborativa nas atividades promovidas pela Inspetoria: Jornada de Comunicação Social (20 participantes: Irmãs e Leigos) e Gestão Administrativa - 2ª etapa (22 Irmãs).

E com alegria e fraternidade acompanhemos as próximas atividades:

- 11 a 13/05 - Fórum de Comunicação - ANEC - Recife/PE

- 16 a 18/05 - Encontro Nacional de Ecônomas Locais - ENEL / RSE - Brasília

- 18 a 20/05 - Encontro Nacional com Ir.Vilma Tallone - Ecônoma Geral - Brasília

- 21 a 25/05 - Visita de Ir. Vilma Tallone na Inspetoria - Cronograma já enviado.

Grande abraço e Boas Festas de Maria Auxiliadora, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação