senha

Palavra da Inspetora - Março

em 10/03/2016 | 00h00min

Palavra da Inspetora - Março

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular- 032016

Queridas Irmãs,

“É tempo de se deixar mergulhar no mistério,

mistério da morte,mistério da ressurreição,

mistério da Eucaristia, mistério de amor.”(Francisco Elvis Rodrigues Oliveira)

Já bem próximo das festas pascais, somos convidadas a ter um olhar atento e vigilante para o mundo que nos rodeia que desafia-nos e pede de nós mudanças mais radicais em direção a uma vida mais comprometida e parecida com a de Jesus. Somos o povo que espera e, enquanto espera se prepara e busca penetrar mais profundamente na dinâmica e no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.A quaresma nos interpela a uma conversão mais profunda, a fim de que possamos entrar no mistério de amor de Jesus Cristo que morreu e ressuscitou por nós e quis permanecer conosco até o fim dos dias mediante seu corpo e sangue, a Eucaristia. 

A Igreja como Mãe, Mestra e Educadora, nos ensina a importância da oração e da vigilância. A liturgia como escola de vida nos ajuda a interpretar e viver melhor os mistérios de Deus. Após os preparativos dos 40 dias que vivemos durante a quaresma, chegamos agora à celebração da Páscoa – a grande celebração do mistério e da vida cristã: Jesus Cristo ressuscitado, aquele que passou pela cruz, venceu a morte e nos salvou! Mas, afinal o que é a Páscoa? Qual o seu significado e como podemos vivenciá-la bem nos dias de hoje?

Todos os evangelhos nestes quarenta dias do tempo quaresmal nos convidaram a passar da morte para a vida. A figueira devia ser cortada porque não produzia frutos, mas ganhou uma sobrevida, na esperança de não ocupar mais o terreno inutilmente. O pai da parábola disse ao filho mais velho que o outro, o irmão dele, estava morto, mas agora voltou a viver. Por fim Jesus salvou a pecadora do apedrejamento e a devolveu, perdoada, para uma vida nova dizendo para ela: “Vá em paz e não peque mais”. Com o seu trabalho, o vinhateiro se propôs a dar vida nova para a figueira improdutiva. O pai devolveu ao filho aquela dignidade que tinha desprezado, mas nunca perdido. O filho pródigo encontrou uma vida nova no coração do pai que nunca esqueceu aquele que o tinha abandonado e considerado como morto, visto que pediu, antecipadamente, a sua parte da herança. Por fim, a adúltera, já condenada à morte por uma lei amparada por um falso deus, experimentou em Jesus a misericórdia do Pai que não condena o pecador, mas quer que ele viva por meio do perdão, pois imenso é o seu amor.

Neste sentido, todo cristão é chamado a ter uma Vida Pascal, ou seja, uma vida em constante mudança, iluminada e contemplada no próprio mistério da VIDA. A Páscoa é ainda considerada entre os judeus uma festa de peregrinação. O sentido cristão desta festa é semelhante: somos peregrinos nesta terra. Devemos, pois nos apegar àquilo que não passa e “deixar passar o que passa”! Somos peregrinos nesta terra e nossa morada definitiva é o céu, a pátria celeste. A plenitude de uma vida percorrida na intimidade de Jesus o Dom maior e pleno da nossa vida de consagradas. 

E o que celebramos? Celebramos Cristo Vivo e Ressuscitado! “Por que procurais entre os mortos Aquele que vive? Ele não esta aqui; ressuscitou” (Lc 24, 5-6). 

Páscoa é, portanto, uma nova vida, vida de amor que vence o ódio e o mal; vida de bondade, compaixão e misericórdia que supera toda indiferença e cegueira do coração. Tempo de vida verdadeira.É quando gastamos os nossos dias para amar, mesmo sem ter total consciência disso, e, melhor ainda, se o fazemos sem nenhuma pretensão ou busca de recompensa. Quando saímos do nosso egoísmo interesseiro e amamos o nosso próximo com generosidade e gratuidade é a Páscoa acontecendo; é a vida nova de Jesus produzindo seus frutos. 

Queridas irmãs, peçamos que uma vida nova possa surgir a partir desta Páscoa. Vivamos uma santa e abençoada Páscoa. É tempo de vida nova. Que a alegria e a vitória do Ressuscitado nos iluminem e transformem nossas vidas. Amém!

Boa Páscoa para todas e meu abraço fraterno.

Ir. Ana Teresa


Agradeçamos com alegria pascal:

As muitas atividades vivenciadas no mês de fevereiro e inicio de março;

- III Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa – aconteceu em Brasília nos dias 06 a 09 de Fevereiro sob a coordenação da CRB Nacional com a temática: "Vem para fora!" (cf. Jo 11,43). Participaram: Ir. Jaqueline, Ir. Gerline e Ir. Rita Cristina.

- Jornada de Gestão Administrativa – aconteceu na Casa Inspetorial no dia 20 de fevereiro- “Princípios da Gestão Financeira” com o objetivo de demonstrar os princípios básicos da gestão financeira.Participaram: 20 Irmãs da Inspetoria.

- Reunião do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS)-nos dias 21 e 24 de fevereiro no Centro Inspetorial da Inspetoria São João Bosco, em Belo Horizonte, participaram os 15 delegados e coordenadoras para a PJS de todas as inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, da nossa Inspetoria participou Ir. Teresinha Ambrosim.

- Formação de Assessore – AJS – nos dias 27 e 28 de fevereiro aconteceu na Casa Inspetorial/RJ o encontro de Formação de Assessores para representantes das casas da Inspetoria.Participaram 15 assessores.

- Encontro Nacional de Pastoral Juvenil - Aconteceu do 1º a 5 de março no Colégio Santa Inês. Assessorado pela conselheira geral para a Pastoral Juvenil, Suor Runita Borja. Participam cerca de 25 pessoas entre FMA e leigos coordenadores de pastoral nas casas salesianas das Inspetorias FMA. Da nossa Inspetoria estiveram presentes: Ir. Teresinha Ambrosim e Ir. Carmelita Agrizzi. Ir. Ana Teresa (somente no primeiro dia).

- Encontro da Vida Religiosa com o Cardeal Dom João Braz de Aviz – Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólicas – O encontro teve como tema: Vida Religiosa Consagrada encarnação da misericórdia de Deus na Igreja e no mundo e reuniu em Curitiba, Santuário da Divina Misericórdia em grupo grande de religiosos de todo o Brasil. Ir. Ana Teresa participou. 

- Encontro para as Irmãs de 75 a 91 anos de vida:aconteceu no dia 5 de março em Niterói – Casa Madre Marchese e teve como tema: “Envelhecimento saudável: uma arte”, e foi assessorado por Ir. Maria de Fátima Alves Morais, ASCJ. Participaram 15 Irmãs da INSP.

*** Você pode acompanhar pelo Site da Inspetoria todas essas notícias com muito mais detalhes. E por sinal está atualizadíssimo.

Acontecerá:

- 08 de março –Jornada de Formação para as Assistentes Sociais da INSP

- 10 e 11 de março – Seminário de Gestão – ANEC

- 12 de março – Reunião com a Equipe de Pastoral Juvenil da INSP – Irmãs

- 13 de março – Reunião Pró VIDES

- 14 de março - Conselho Diretor da RSB e Reunião do Conselho Editorial do Boletim Salesiano

- 15 a 16 de março – Reunião da Rede Salesiana de Comunicação – RESCOM – FMA E SDB

- 17 e 18 de março – Reunião da ECOSBRASIL – Equipe de Comunicação Social do Brasil

- 31 de março – Reunião do Conselho Inspetorial

- 01 de abril – Pela manhã – reunião de Diretoras / Tarde – Assembleia Jurídica

- 02 e 03 de abril – Assembleia Formativa da INSP

Coloquemos sob a proteção de Maria, nossos trabalhos e empenhos inspetoriais e peçamos-lhe que seja nossa Mestra e Auxiliadora. Sustentemo-nos mutuamente e na fraternidade umas às outras com nossas orações. 

Meu abraço e sempre em comunhão, Ir. Ana Teresa. 

Fonte: Redação