senha

II ENCOPAS

em 03/09/2015 | 00h00min

II ENCOPAS

Coordenadores de Pastoral e pedagógicos das mais de 100 unidades da Rede Salesiana de Escolas no Brasil reuniram-se nos dias 20 a 23 de agosto, em Aparecida-SP, para o II Encontro de Pastoral da RSE (II ENCOPAS). Com o tema “Escola Salesiana em Pastoral: excelência acadêmica e evangelizadora” e o lema “Eis que eu faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), o evento teve a participação também dos delegados e coordenadoras de pastoral das inspetorias salesianas, além da diretoria, assessores, gestores e animadores dos seis polos da Rede. No total, cerca de 270 educadores participaram do evento, unidos para aprofundar a reflexão sobre a Pastoral como parte indissociável da proposta educativa salesiana.

Um ponto ressaltado pelos participantes foi a qualidade do evento, que contou com professores universitários e especialistas de renome para conduzir as palestras e os grupos de trabalho. Foi importante a troca de experiências entre educadores leigos e religiosos e, ainda, entre os educadores e os jovens. Ao iniciar sua fala na mesa-redonda que encerrou o II ENCOPAS, o coordenador do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, Renan Luís Demeterko Silva, destacou justamente esse aspecto. Após dizer-se honrado em participar do encontro e de uma mesa pela qual passaram doutores e especialistas, afirmou: “Reconhecer a AJS dentro desse processo é um avanço enorme”.

Renan relembrou seu ingresso no Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul-SC, e considerou que a acolhida que recebeu do colégio desde sua primeira visita foi determinante para seu futuro. “Foi a proposta salesiana que me acolheu. Por que eu estou aqui? Porque houve uma casa que me acolheu e me deu ferramentas para que eu crescesse como pessoa, naquilo que queria para minha vida, e para que crescesse também na fé”, finalizou.

O II ENCOPAS teve início na tarde de 20 de agosto, com a mesa de abertura composta pelos diretores executivos da RSE, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti e Ir. Adair Sberga; por Ir. Ana Teresa Pinto, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Penha (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e representante da Rede Salesiana Brasil; e pela irmã Runita Galve Borja, conselheira do Instituto das FMA para a Pastoral Juvenil.

Em seguida, os presentes tiveram duas palestras. A Profa. Dra. Silvia Regina Alves Fernandes, da UFRJ, falou sobre os “Cenários da realidade na atualidade: desafios para a educação” e o Prof. Dr. Pe. Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, sobre os “Fundamentos teológicos para a Pastoral Escolar: educar e evangelizar”.

No dia 21 foram realizadas duas palestras no período da manhã. “Fundamentos cristológicos para a Pastoral Escolar: seguir o Mestre Jesus Cristo” foi o tema abordado pelo Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, da PUC-SP. Em seguida, o Prof. Dr. Pe. Marcos Sandrini, SDB e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, falou sobre “Fundamentos eclesiológicos da escola católica: identidade e missão”.

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos temáticos. Por meio de discussões e dinâmicas – sempre muito alegres e criativas –, foi possível aprofundar as reflexões em diversos temas como "Educação e Itinerários à Fé para educandos e educadores, com Ir. Tereza Cristina Pisani Domiciano (Ir. Teca, FMA); "Tecnologia, Juventude e Pastoral", com Edevaldo Gaudêncio, da Edebê; "Sistema Preventivo na Perspectiva Feminina", com Ir. Adair Sberga; "Mística e Competências no Projeto Educativo Pastoral Salesiano", com Ir. Ivone Yared, FMA; "Ensino Religioso e Confessionalidade", com a Profa. Sonia de Itoz. Foram discutidos também "A Pastoral Escolar e Gestão de Grupo: mediação curricular e evangelizadora", com Pe. Osvaldo Bisewski, SDB; "Educação e Evangelização na perspectiva do Papa Francisco", com o Prof. Amarildo Vieira de Souza, da UNISAL; "Carisma e Inculturação na Educação: perspectivas para as relações Étnico Raciais", com Pe. Geraldo Adair da Silva, SDB e "A Era da Interatividade: Relações nos processos educativos", com Renan Luís Demeterko Silva e Cristina Matiele Alves Rego, da AJS.

O dia se encerrou com a partilha de experiências em plenário. Foram ao todo seis relatos (um proveniente de cada polo da RSE) sobre boas práticas da escola salesiana em pastoral.

Após a conclusão dos trabalhos foi oferecida a possibilidade de uma visita noturna orientada à Basílica. Um momento ímpar de aprofundamento na fé.

No sábado, dia 22, o Prof. Dr. Maurício Perondi, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, ministrou palestra sobre “Pastoral e juventudes: ir aos pátios existenciais”. A última palestra foi de Ir. Maria del Carmen Canales, do Instituto das FMA, sobre “Projeto educativo pastoral: uma educação integral que evangeliza”.

À tarde, os participantes foram novamente divididos em Grupos Temáticos para discutir sobre diversos temas relacionados à juventude:

1. Educação e Itinerários à Fé para educandos e educadores, 

2. Tecnologia, Juventude e Pastoral,

3. Sistema Preventivo na Perspectiva Feminina, 

4. Mística e Competências no Projeto Educativo Pastoral Salesiano, 

5. Ensino Religioso e Confessionalidade, 

6. Pastoral Escolar e Gestão de Grupo: mediação curricular e evangelizadora, 

7. Educação e Evangelização na perspectiva do Papa Francisco, 

8. Carisma e Inculturação na Educação: perspectivas étnico raciais,

9. A Era da Interatividade: Relações nos processos educativos, 

10. Luzes do processo celebrativo do bicentenário de Dom Bosco, 

11. Juventudes e Espiritualidade, 

12. Juventudes e Protagonismo, 

13. Juventudes e Projeto de Vida, 

14. Juventudes e Carisma Salesiano, 

15. Juventudes e Oratório, 

16. Juventudes e Redes Sociais, 

17. Juventudes e Voluntariado, 

18. Juventudes e Família, 

19. Juventudes e Sexualidade. 

Em seguida, uma mesa-redonda sobre “O futuro da escola salesiana: desafios e caminhos na atualidade”, foi coordenada pelo Pe. Nivaldo Pessinatti, SDB, e teve como debatedores: Dom Tarcísio Scaramussa, SDB; Ir. Runita Galve Borja, FMA; Renan Luis Demeterko Silva, coordenador da AJS, e Cristina Matiele Alves Rego, vice-coordenadora da AJS.

O II ENCOPAS encerrou-se no domingo, dia 22, com missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida por dom Raimundo Damasceno e concelebrada por dom Tarcísio Scaramussa e pelos padres presentes.

Após a missa, foi realizada uma reunião da Diretoria Executiva da RSE com os delegados e coordenadores de Pastoral das Inspetorias FMA e SDB, animadores e gestoras dos polos. A reunião foi coordenada pelo Prof. Antonio Boeing, assessor de Pastoral da RSE.

Da nossa Inspetoria – além de Ir. Ana Teresa – participou um grupo de 11 pessoas.

veja mais fotos

Fonte: Redação