senha

Carta Ir. Ana Teresa - Setembro

em 03/09/2015 | 00h00min

Carta Ir. Ana Teresa - Setembro

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - RJ/ES – Circ.092015

Queridas Irmãs,


“Permanecei no meu amor para dar muitos frutos”. (Jo15,8-9)

“Uma leitura diária da Palavra de Deus nos ajuda 

a vencer o nosso egoísmo e a seguir decididamente o Mestre Jesus”. 

Papa Francisco


Podemos nos perguntar: O que significa permanecer no amor? Permanecer implica, estar com ele, viver nele e fazer cotidianamente a opção de segui-Lo, fazer dele o centro e a razão da nossa vida de consagradas.

Trilhando o evangelho de João, podemos perceber que, o verdadeiro amor se revela na convivência, na partilha e no serviço comunitário. E sabemos que esta é a fonte inspiradora que nutre e sustenta a comunidade. 

Uma comunidade que aprende a pautar sua vida fraterna, suas decisões e projetos nos ensinamentos de Jesus, faz a experiência do discipulado, e conhecendo Jesus têm o compromisso de encantar outras pessoas para que também trilhem o mesmo caminho. Assim, podemos dizer que a primeira missão de quem encontra Jesus é o anúncio, a partilha, o transbordamento da alegria de conhecê-lo, enfim o testemunho: ‘eu vi o Senhor’.

Permanecer é a melhor expressão da vida em comunidade. É fazer algo que favoreça o estar juntos; estabelecer morada, conviver, partilhar, colocar-se em comum e a caminho. Segundo João (15,1-17), só produz frutos quem permanece em Cristo. Segundo Mc 3,14 Jesus constituiu doze para que “permanecessem com ele e para enviá-los a pregar”. Em Lc 19,5 Jesus disse a Zaqueu que precisava “permanecer na casa dele”. Zaqueu o acolheu e mudou de vida(19,8). Em Emaús, primeiro Jesus se ofereceu para caminhar com eles, e depois são eles que oferecem sua casa, pedem a permanência de Jesus: fica conosco!  

Ainda é o evangelista João que nos adverte que o importante é amar do jeito de Jesus, é dar a vida até as últimas consequências e de modo total e oblativo, ou seja, manifestar o amor em gestos concretos.

O encontro com o Deus da Vida é inseparável do encontro com as pessoas. Foi assim com Maria: plena de vida e de graça por parte de Deus, encontra os outros de modo novo. Assim como Maria, portadora de alegria a Isabel, abramo-nos a um novo dinamismo missionário . E deixemos que a Palavra de Deus molde o nosso agir, transforme nossa vida e nos coloque no caminho cotidiano da conversão. 


- O mês de agosto foi pleno de comemorações. O bicentenário de Dom Bosco foi celebrado de mil maneiras e, tenho certeza, criou em nossos corações espaços de agradecimentos e de renovação do ardor e do compromisso com o mundo juvenil, especialmente com aqueles mais fragilizados da sociedade.

- Certamente foi também um mês muito vocacional. A vocação à vida religiosa salesiana é dom de Deus. Dom que, se vivido na alegria é pastoral, é testemunho e fonte de outros chamados.


- O mês de setembro chega com a primavera, muitas atividades, muitos eventos. E, certamente com muitas possibilidades de sermos pessoas construtoras de pontes, de espaços de vida e de fraternidade. Elenco algumas das tantas atividades:

* 04 a 07 - Encontro Nacional de Formação - CIB - Belo Horizonte

* 09 a 11 - VCICC - V Congresso Internacional do Conhecimento Científico - ISECENSA / Campos

* 11 e 12 - Assembleia Eletiva CRB / ES

* 12 - Encontro de Espiritualidade dos Educadores Salesianos -INSP - Macaé

* 14 a 17 - Assembleia Eletiva CRB / RJ

* 17 e 18 - Fórum e Assembleia / ANEC - Brasília

* 18 a 20 -  Jogos Mazzarello - CENSA / Campos

* 18 e 19 - Reunião CIB - Reflexão Noviciado Interinspetorial- SP

* 21 e 22 - Conselho Diretor / RSB - Brasília

* 23 a 25 - Encontro Nacional dos Coordenadores de Polos /RSE - Brasília


Louvado sejais, Senhor Deus, uno e trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de vós!

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa.

Fonte: Redação