senha

Agosto - Mês Vocacional

em 06/08/2015 | 00h00min

Agosto - Mês Vocacional

Para alguns, agosto é um mês de que se cuidar, pois ele seria nefasto... Mas para os participantes assíduos da comunidade católica, agosto, além de ser um mês abençoado como todos os demais, é desde 1981 o mês vocacional. 

Por que tamanha importância dada ao tema vocação? Porque a vocação é o início de tudo. Quando ouvimos ou usamos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. 

E nessa compreensão também a vocação de sacerdote, da irmã, de esposos, de leigos cristãos. Essa compreensão, porém, não ajuda muito no bom entendimento do que seja vocação quando a Igreja utiliza essa palavra.

Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação vinda diretamente sobre mim, endereçada à minha pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo, (cf. Mc 2,14). Vocação, portanto, significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: "Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus." (Rom 1, 1)

Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão naturais. Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo...

Essa escolha pessoal, de amor, é concretizada de uma forma bem objetiva no Sacramento do Batismo, que por isso se torna fundamento e fonte de todas as vocações. É neste chão fértil, carregado de húmus divino, que brotam todas as vocações.  

O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz. Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga. Todas elas são importantes e indispensáveis. Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.

VOCAÇÃO A VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA:

No terceiro domingo de agosto a Igreja celebra o Dia da Vida Religiosa Consagrada. Podemos afirmar que a Vocação à Vida Religiosa Consagrada, como toda a vocação é Dom muito especial de Deus! É expressão do seu Amor! Brota do coração de Deus e germina onde existe amor fraterno.

Creio que é oportuno trazer presente neste dia, o que o Papa Francisco ressalta em sua Carta Circular aos Consagrados e Consagradas. Ele lembra que as pessoas de nosso tempo esperam que testemunhemos o amor fraterno entre nós, a misericórdia e a ternura do Senhor, que aquece o coração, desperta a esperança e atraí para o bem. Lembra ainda aos consagrados e às consagradas que os homens e as mulheres de hoje esperam palavras de consolo, testemunhos de uma  alegria verdadeira. Somos chamados/as a levar a todas as pessoas a experiência que fazemos do abraço de Deus, que se inclina com ternura de mãe sobre cada Religioso, cada Religiosa que acolheu o convite de seguir  Jesus.

Somos chamados/as a manifestar o sorriso de Deus para todas as pessoas. A alegria nasce, cresce e se fortalece na experiência de fraternidade, como lugar teológico, onde cada um, cada uma é responsável pela fidelidade ao Evangelho.

Nestes tempos em que a fragmentação da razão leva ao individualismo estéril e à fragilidade nas relações que desagregam o cuidado do humano, somos convidados/as a humanizar as relações para favorecer a comunhão dos corações no modo do Evangelho.

Neste dia, a Vida Religiosa, é convidada a renovar sua opção de seguir os passos de Jesus, ser testemunha de uma realidade que nos habita e nos ultrapassa; ser um sinal que ajuda todas as pessoas a desvelar o rosto amoroso de Deus.

Fonte: Redação