senha

Alunos do INSG/Macaé Produzem Iogurte para Estudar Bactérias

em 30/06/2015 | 00h00min

Alunos do INSG/Macaé Produzem Iogurte para Estudar  BactériasEstudar as bactérias e adotar bons hábitos alimentares. Esse foi o resultado das aulas de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé, ao estudarem o “Reino Monera” (ao qual pertencem as bactérias).
Após a conclusão do capítulo do livro que trata desse tema, os alunos foram convidados pela Professora Indhira Mendonça a colocar em prática o que haviam aprendido. Orientados por ela, produziram iogurte caseiro e, com essa tarefa, puderam constatar que além das bactérias que causam doenças, há também as que são saudáveis.

- Durante muito tempo os alunos ouviram falar de bactérias que causam doenças e que matam, mas eles não sabiam que também existem exemplares delas que ajudam os seres vivos, inclusive os seres humanos. Nesses estudos, eles puderam ver que nem todas elas existem para atacar o nosso organismo de maneira ruim; e que algumas são realmente indispensáveis para a nossa saúde. Tais bactérias saudáveis, que pertencem ao grupo dos Lactobacilos, devem ser ingeridas frequentemente para ajudar o nosso organismo a combater até mesmo as bactérias ruins - explica a Professora.

Para a aluna Bianca Balieiro, foi uma forma dinâmica de aprender, que pode ser compartilhada com as colegas de turma.
- Fui preparando o iogurte e dividindo a experiência com minhas amigas, que também estavam fazendo. Tivemos as mesmas dificuldades no processo, mas no final, conseguimos. Foi muito legal! – avalia a estudante.

O aluno Levi Rosário também aprovou a experiência. E faz um resumo da receita:
- Separamos meio litro de leite e esquentamos até ele subir. Em seguida esperamos ficar em temperatura ambiente para acrescentar um copo de iogurte natural. Depois, esperamos até o dia seguinte. Com o passar das horas o iogurte foi ganhando uma consistência mais gelatinosa. Esperamos mais um dia para levá-lo para a escola. Cada um experimentou o seu e o dos colegas.

Com a atividade, os alunos começaram a investir em uma boa alimentação e no cuidado com a saúde.

- Eles aprenderam que essas bactérias devem ser incluídas no cardápio, através de iogurtes e do leite fermentado, pois ajudam no funcionamento do intestino, além de agirem no sistema imunológico, deixando o organismo menos vulnerável a doenças – conclui a professora Indhira Mendonça.

veja mais fotos

Fonte: Redação