senha

XI Semana de Química do Castelo/Macaé

em 19/06/2015 | 00h00min

XI Semana de Química do Castelo/Macaé

Aconteceu, de 15 a 18 de junho, a XI Semana de Química do Instituto Nossa Senhora da Glória/Macaé. Na programação, palestras, minicursos e uma visita técnica.

Os minicursos foram ministrados por profissionais convidados e tiveram como temas: “A Importância do Profissional da Química em uma Usina Termelétrica” (Carlos Pedro Ferreira Neto, Engenheiro Químico da EDF – Norte Fluminense); e “Tratamento de emulsões” (com Lorena Cescon e Karyn Crespo, Técnicas em Química pelo INSG/Castelo, alunas de Engª Química na FSMA e Analistas da Nalco/Champion and Company Ecolaby).

As palestras também abordaram temas interessantes como: “A importância da qualidade na rotina laboratorial” (Marcus Guilherme Filho - Técnico em Química pelo INSG/Castelo; estudante de Engª Química da FSMA e Analista da Falcão Bauer); “Sistema de circulação de fluidos de perfuração e controle de sólidos” (Rogério Manhães Soares – Químico Industrial); “Investigação Geoquímica de uma nova rocha geradora de petróleo na bacia do Parnaíba” (Eliane Soares de Souza, D.Sc. em Engenharia de Reservatório e Exploração); “Catálise no cotidiano” (Yolanda da Silva Penha Pessanha, Engenheira Química e Mestranda em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos na Escola de Química da UFRJ); e “Pesquisa Acadêmica como Formação Continuada - Os caminhos para uma linha de pesquisa”, com Rodrigo de Siqueira Melo, D.Sc. Coordenador de Pós Graduação da FSMA.

Além dos mini-cursos e das palestras, também foi organizada uma visita técnica à Cia. de Cimento Lafarge Brasil, em Cantagalo.

veja mais fotos

Fonte: Redação