senha

Aula de Matemática com Produção de Vídeo e Interpretação de Música no Castelo/Macaé

em 26/05/2015 | 00h00min

Aula de Matemática com Produção de Vídeo e Interpretação de Música no Castelo/Macaé

Produzir um vídeo com fatos que marcaram suas vidas e interpretar uma música através de dublagem e mímica. Essas atividades podem parecer que não têm nada a ver com a Matemática, mas fazem parte das aulas dessa disciplina nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé.

Para ensinar os números inteiros, a reta numérica (números positivos e negativos) e a linha cronológica, a Professora Edylamar Pereira criou o Projeto “Minha Vida”, no qual cada aluno produziu um vídeo com fatos ocorridos antes e depois de seu nascimento, construindo, assim, sua linha do tempo.

- O material foi apresentado, um a um, em sala de aula. Dessa maneira, eles conseguem entender melhor os conceitos e fixar o conhecimento – explica Edylamar.

A professora também lançou uma atividade com a música “Lava as mãos”, de Arnaldo Antunes, com o objetivo de ensinar o tema “Potenciação”. A tarefa é proposta pelo livro didático de Matemática.

- Foi uma atividade interdisciplinar, unindo conteúdo de Ciências e Matemática. Fazendo dublagem e mímica dessa canção, os alunos aprenderam que as mãos são as principais vias de contaminação. Além disso, aproveitamos para falar da bactéria Escherichia coli, que é um exemplo de reprodução através de divisão binária, ou seja, ela se reproduz em base 2,  que é um conteúdo da Matemática - explica Edylamar.

Fonte: Redação