senha

Novo Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

em 22/04/2015 | 00h00min

Novo Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na manhã do dia 21 de abril, no segundo escrutínio. 

O escolhido é dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS).

Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015.

Dom Jaime é natural de Gaspar, em Santa Catarina, nascido em 1960. Ele estudou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, em Campo Largo (PR) e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ). O bispo é também doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Foi nomeado em novembro de 2010 pelo papa Bento VXI para bispo titular de Patara e auxiliar de Porto Alegre (RS), sendo ordenado em fevereiro do ano seguinte na paróquia São Pedro Apóstolo, na sua cidade natal, Gaspar, pelo núncio apostólico na ocasião, dom Lorenzo Baldisseri. Em 8 de setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre. 

Seu lema episcopal é “in cruce gloriari” – Gloriar-se na cruz.

Fonte: Redação