senha

Professora da FSMA Lança Livro

em 13/03/2015 | 00h00min

Professora da FSMA Lança Livro

A Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), Gláucia Pinheiro, lançou o livro “Psicanálise e Educação: da sustentação do enigma à construção do saber” no dia 11 de março, no Auditório Ir. Maria Léa.
A obra traz articulações importantes quanto à interlocução entre os campos da Psicanálise e da Educação.
 - No livro, ressalto as implicações da Psicanálise no campo educacional, mais precisamente na formação e posição do educador. Esta é a questão que serve de eixo e conduz esse trabalho, fazendo uma aposta nessa interlocução, sem garantias ou promessas, mas apostando no efeito desse atravessamento pelo discurso psicanalítico e na subversão que ele comporta – explica a autora.
O texto de apresentação do livro é assinado pelo jornalista, psicanalista e contador de histórias Ulisses Belleigoli que ressalta a coragem da autora ao se colocar diante de questões que inquietam professores e analistas, como por exemplo, a sexualidade infantil e o saber inconsciente. Segundo ele, embora seja um texto teórico, com bases e um certo endereçamento acadêmico, os questionamentos ali propostos não estão arquitetados conforme o saber acadêmico.
 - O leitor, educador ou não, psicanalista ou leigo, que percorrer as linhas do texto, não precisa compreendê-lo. Porém, se a partir da leitura uma pergunta for lançada, uma inquietação lhe acossar ou mesmo ficar com uma pulga atrás da orelha, posso dizer que o livro cumpriu sua função – conclui Gláucia Pinheiro.
Na ocasião houve um coquetel e contação de histórias que ilustraram os temas teorizados no livro, como a importância das palavras e a posição do educador na arte de educar.
 Sobre a autora:
 A Professora Gláucia Pinheiro trilhou seus primeiros passos no magistério na pequena cidade de Guarani, no interior do estado de Minas Gerais, onde nasceu. Ainda no curso de magistério, foi apresentada, de forma breve, a alguns conceitos psicanalíticos, à invenção freudiana, e foi tomada pelo desejo de cursar Psicologia.
Graduou-se em Psicologia pelo CES/JF – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, em 2000. Na graduação encontrou-se de fato com a Psicanálise e prosseguiu seu caminho profissional na Clínica Psicanalítica. Em 2004 tornou-se Membro do Ato Freudiano – Escola de Psicanálise de Juiz de Fora.
O reencontro com a Educação e a docência aconteceu no endereçamento ao Mestrado. Mestre em Educação pela PPGE/UFJF, em 2011 e hoje docente na Graduação de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora e na Pós-graduação em Psicopedagogia na FAFIMA, ambas em Macaé/RJ onde também exerce sua clínica psicanalítica.
 Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa - ACS

Fonte: Redação