senha

XXIIICG - Tempo de Graça e de Presença do Espírito

em 15/11/2014 | 00h00min

XXIIICG - Tempo de Graça  e de Presença do Espírito

"Um verdadeiro tempo de graça e de presença do Espírito” foi a experiência vivida no Capítulo geral 23º que terminou hoje, sábado, dia 15 de novembro, festa litúrgica da Bem-aventurada Maddalena Morano, Educadora Filha de Maria Auxiliadora, totalmente orientada ao amor. 

O tema “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza” acompanhou a experiência do Capítulo que durou oito semana, envolvendo na vida fraterna e na reflexão/estudo, na oração e na escuta/confronto e que tem sua síntese no Documento capitular cujo título é “Ampliem o olhar” e subtítulo: “Com os jovens, missionários de alegria e de esperança”.

Durante a manhã, a Madre geral, M. Yvonne Reungoat, apresentou às Capitulares o seu discurso de encerramento e, entre outras coisas, disse: «Celebramos hoje o encerramento deste grande encontro mundial e carismático que é o Capítulo geral XXIII. O coração se abre à gratidão pela riqueza da experiência que vivemos e compartilhamos. Uma riqueza que descobriremos progressivamente quando tivermos voltado à vida cotidiana. Vivemos uma experiência feita de escuta recíproca, de diálogo, de busca, discernimento, oração, especialmente de esperança. Tentamos manter esta amplitude de visão durante todo o Capítulo, conjugando-a com os desafios das situações locais. O Capítulo no seu desenrolar foi um tempo forte de formação permanente e, com certeza, alguma coisa mudou em nós.»

Madre Yvonne recordou os momentos fundamentais destacando os elementos que o caracterizaram: o Espírito Santo, silencioso protagonista do Capítulo, a alegria do encontro com Jesus, a beleza de construir juntas, a audácia missionária. Concluiu: «Sinto necessidade de renovar o meu muito obrigada a cada uma de vocês. Partilhamos alegrias e dores, escutando-nos reciprocamente, escutando juntas o Senhor e com Ele o respiro do mundo, dos jovens, das nossas comunidades educativas. O CG XXIII foi um grande laboratório de interculturalidade no espírito de família, onde a colaboração de cada uma enriqueceu a busca comum e continuará sustentando e confortando o nosso caminhar. Obrigada pelo dom que vocês são para mim, para o Instituto e para a Nação de vocês. Conduzidas pelo Espírito Santo e por Maria Auxiliadora continuemos com coragem a fortalecer a nossa fidelidade ao Senhor Jesus, o amor de predileção pelos jovens, a comunhão entre nós, para tornar profética a nossa presença no mundo e na Igreja. Escreveremos juntas uma nova página de santidade evangelizadora no Instituto e na Igreja de hoje». 

Em Assembleia, as Capitulares realizaram os últimos compromissos capitulares com a assinatura dos verbais. 

No final da manhã, a Celebração eucarística presidida por P. Ángel Fernández Artime, 10º Sucessor de Dom Bosco. Na introdução foi recordado, através de uma coreografia, o episódio de Emaús (Lc 24, 13-33), ícone que acompanhou o evento capitular desde a sua preparação e que agora continua sendo o fio condutor do Documento capitular que compromete a observar com atenção os sinais de Deus e ouvir o grito das nossas realidades. 

Na homilia, o Reitor-Mor afirmou: «Posso imaginá-las vivendo as intensas jornadas do Capítulo geral com o coração sempre mais aceso. Em efeito, não lhes ardia o coração nestes dias? Vocês viveram dias muito exigentes, também cansativos. Com certeza, com o coração aberto, vocês escutaram as moções do Espírito e “ampliaram o olhar para reconhecer as necessidades mais verdadeiras e as urgências de uma sociedade e de uma geração em mudança”, como lhes pediu Papa Francisco. Agora, cabe-lhes partir sem demora às suas inspetorias e casas, e fazer com que chegue lá a beleza da experiência capitular». Em seguida, desejou às Capitulares: «Maria, Mãe, Mestra e Auxiliadora, ajude-lhes a ser hoje com os jovens casa que evangeliza e a abrir o coração à esperança».

A Eucaristia de louvor e de agradecimento, as palavras da Madre geral e o cumprimento das obrigações de Secretaria concluíram, assim, o Capítulo geral 23º.

Fonte: Redação