senha

CGXXIII - Missão Evangelizadora na Oceania

em 07/11/2014 | 00h00min

CGXXIII - Missão Evangelizadora na Oceania

O encontro com a Inspetora Ir. MacDonald Edna Mary, da Província "Maria Auxiliadora" da Região Sul Pacífico (South Pacific Region) - erigida canonicamente em 20 de novembro de 1999 e compreendendo a Austrália, a Samoa e a Samoa Americana - foi uma janela aberta sobre uma realidade que, não obstante as grandes diversidades de culturas e de tradições, está unida na fé, na esperança e na caridade.

A Oceania é o continente que compreende a Polinésia, a Melanésia, a Micronésia, a Austrália, a Nova Zelândia, a ilha da Nova Guiné e os arquipélagos vizinhos e as Ilhas Salomão. Catorze Estados independentes e uma dezena de territórios com uma população de ao menos 36 milhões de habitantes com uma superfície de 7.000.000 km² aproximadamente. É um continente antigo e novo. É antigo do ponto de vista dos povos indígenas, novo desde que os Europeus começaram a explorar o território no 10° século.

Como a Igreja encontrou os povos da Oceania?

No curso da história, graças aos extraordinários  esforços missionários e pastorais da Igreja, os povos da Oceania encontraram Jesus. Nos tempos da colonização, o clero católico e os religiosos prontamente fundaram Instituições para ajudar as pessoas que  chegavam à Austrália e à Nova Zelândia, a conservar e a fortalecer sua fé. Os missionários levaram o Evangelho aos habitantes originais da Oceania, convidando-os a crer em Cristo e a encontrar sua verdadeira casa na sua Igreja. Os indígenas responderam em grande número ao chamado, tornando-se seguidores de Cristo e vivendo segundo a sua Palavra. Hoje a Igreja na Oceania é uma realidade palpitante de vida entre muitos povos e Jesus volta a sua atenção amável novamente a eles, chamando-os a uma fé ainda mais profunda e a uma mais rica vida n´Ele.

Quando as FMA se estabeleceram no continente e onde?

Chegamos  à Austrália em 1954, de fato neste ano celebramos o 60o aniversário de presença no Sul do Pacífico e estamos em três cidades: Adelaide, Sydney e Melbourne. Em 1982 fomos chamadas para Samoa, em 2002 para Samoa Americana e,  mais recentemente, em 2007,  nós nos estabelecemos nas Ilhas Salomão. Hoje as FMA estão em quatro Estados independentes da Oceania: 2 casas em Nova Guiné (raça melanesiana, pertencentes à Inspetoria das Filipinas).

A Inspetoria Região Sul Pacífico (South Pacific Region) compreende 5 casas na Austrália, 2 casas em Samoa (raça polinesiana) e 1 casa nas  Ilhas Salomão (raça melanesiana). Cada Estado é diferente do outro e distâncias  enormes separam um Estado do outro. Como FMA nos une  o chamado do Senhor para servir a juventude segundo o estilo salesiano.

Com quais atividades as fma respondem às necessidades das pessoas e vivem a missão evangelizadora?

A prioridade são os jovens. Diversas são as atividades  desenvolvidas pelas fma para acolher os jovens mais pobres e abandonados: a promoção da cultura vocacional, a catequese em várias paróquias, a formação e a instrução formal com as escolas maternas, elementares e médias, o acompanhamento espiritual dos universitários, a assistência aos imigrantes. Além disso as fma animam um pensionato e promovem  o desenvolvimento humano/cristão das mulheres. Juntamente  com  os leigos e os jovens realizam os acampamentos de verão e de inverno, apoiam a associação mariana e favorescem  a colaboração com os Salesianos em diversos projetos: o oratório centro juvenil em tempo integral, o voluntariado ‘Cagliero Project’, o Movimento juvenil salesiano e o acompanhamento dos Salesianos Cooperadores.

O coração dos jovens e do povo em toda a Oceania é terreno bom para fazer germinar a palavra evangélica semeada. A caridade pastoral e a inteligência pedagógica do Sistema Preventivo são os instrumentos que nos permitem  dar continuidade também aqui ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e produzem os frutos evangélicos esperados de paz e de justiça, de partilha e de liberdade.

Fonte: Redação