senha

Palavra Ir. Ana Teresa - Novembro

em 06/11/2014 | 00h00min

Palavra Ir. Ana Teresa - NovembroInspetoria Nossa Senhora da Penha - RJ/ES – Circ.11/2014
Queridas Irmãs,
"Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco". I Tessalonicenses 5.18.

O mês de novembro nos convida a exemplo do leproso do evangelho (Lc 17,11-19), que ao se perceber curado voltou para agradecer, a olharmos a caminhada percorrida em 2014 e agradecermos também nós.
O nosso Deus é o Deus da vida, aquele que continua criando e fazendo novas todas as coisas.
Através da Igreja e na pessoa do Papa Francisco somos interpeladas, como Vida Religiosa, a alargarmos nosso olhar e a andarmos rumo às periferias geográficas e existenciais do mundo e mais precisamente das realidades onde vivemos.
O Instituto em tempo de Capítulo nos pede conversão pessoal, uma vida religiosa profética comprometida com o evangelho e que sejamos “hoje com os Jovens casa que evangeliza.” O que isto significa para nós como comunidade inspetorial?

São palavras da nossa Madre: Do Relatório sobre a vida do Instituto é possível colher um futuro rico de profecia, que nos orienta para ser com os jovens casa que evangeliza.  Não é um dado concedido; esta dimensão pressupõe a escolha determinada de comunidades dispostas a “acordar o mundo”, desejosas de voltar a “estar com os jovens” e juntos anunciar Jesus às novas gerações.
  
 Vivemos imersas entre grandes desafios que exigem de nós respostas concretas e ousadas. O mundo pós-moderno pauta as relações sobre princípios frágeis e superficiais, tudo é muito mutável, descartável e facilmente excluído. Olhemos com olhar de misericórdia e de ternura para aqueles que estão mais próximos de nós: as famílias, nossas irmãs de comunidade, os jovens e crianças das nossas escolas e projetos, os funcionários que convivem conosco todos os dias e tantas outras pessoas, e, corajosamente nos perguntemos: Como tem sido nossa relação de pessoas consagradas e comprometidas com a vida? Ás vezes estamos entre aqueles que fazem opção pela cultura do descartável, que colaboram com a solidão de tantos irmãos, com o individualismo, com a tristeza e a morte lenta da vida abundante para todos.

Somos chamadas a fazer um êxodo de nós mesmas num caminho de adoração e de serviço. “Sair pela porta afora e procurar e encontrar (...). O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade, são elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana. Ser servidores da comunhão e da cultura do encontro. Quero vocês quase obsessivos neste aspecto! E fazê-lo sem ser presunçosos” (Alegrai-vos, 10).
Como o leproso agradecido, voltemos também nós, e agradeçamos com alegria as maravilhas, os milagres que, tenho certeza, acontecem entre nós. O nosso Deus é o Deus da vida!

Daqui a alguns dias celebraremos o término do Capítulo Geral XXIII, e como Instituto abertas aos apelos da Igreja que é o povo de Deus, somos chamadas a sermos respostas de salvação às profundas aspirações do Jovem no mundo de hoje.

Como consta no calendário da Inspetoria, teremos nos dias 06 e 07 de dezembro o repasse do Capítulo Geral à Comunidade Inspetorial. Reservem estes dias para que todas possam participar. Mais próximo vocês receberão informações mais precisas.

Em novembro/dezembro acontecerá:
- 15/11 - Encerramento do Capitulo Geral XXIII
- 19 a 23/11 - Congresso Histórico Internacional do bicentenário de Dom Bosco – em Roma – “Salesianum” -   Tema: “Desenvolvimento do carisma de Dom Bosco até a metade do século XX”. Ir. Carmelita Agrizzi    participará.
- 26 - 27 e 28/11 - Assembleia da CIB e RSB – Brasília
- 29 e 30 - Reunião do Conselho Inspetorial – Casa Inspetorial
- 1º /12 - Reunião das Faculdades (ISECENSA e FSMA) para os participantes do encontro de Madri – Macaé
- 06 e 07/12 - Repasse do CG XXIII e Festa da Comunidade Inspetorial – Rio de Janeiro
- 08/12 - Reunião das Irmãs dos Projetos Sociais – Casa Inspetorial
       
Preparemo-nos com alegria e esperança para acolhermos o “NOVO” que o CGXXIII tem a nos dizer como comunidade inspetorial.

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação