senha

Estudantes do INSG/Macaé são Premiados na Feira de Novos Cientistas

em 01/10/2014 | 00h00min

Estudantes do INSG/Macaé são Premiados na Feira de Novos Cientistas

Três alunos do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo foram premiados na Feira de Novos Cientistas de Rio das Ostras – FENC. Eles se destacaram dentre 40 experimentos de estudantes de Macaé, Rio das Ostras e Unamar.
Pedro Henrique Guimarães, Daniel Pires de Aguiar e Paulo Vitor Arêas Lessa conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental. Eles são alunos da Oficina de Robótica, um dos cursos extracurriculares oferecidos pelo colégio. Orientados pelos professores Thatiane Cardoso Costa e Leonardo Veloso, os alunos desenvolveram uma "caneleira" e um "braço" robóticos para deficientes visuais. A caneleira substitui a bengala na locomoção do deficiente contendo dois sensores ultrassônicos. O braço possui um sensor de luz, indicando se o ambiente está claro ou não e um sensor ultrassônico para indicar a distância de objetos que se pretende segurar.
As pesquisas para a construção do protótipo foram baseadas no Instituto Benjamin Constat (IBC), onde foram relatadas as dificuldades do cegos.
O evento foi realizado no dia 26 de setembro e é afiliado à feira estadual FECTI (Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro).
- Incentivamos desde cedo a participação de nossos alunos nas feiras a fim de que adquiram experiência e conheçam trabalhos desenvolvidos por outras crianças na mesma área de conhecimento. Isso estimula o gosto dos alunos pelos projetos e a capacitação para esse mercado tão necessário e inovador – afirma Viviane Cantarino, Coordenadora de Atividades Extracurriculares do INSG/Castelo.

Fonte: Redação