senha

XXIIICG - Dia 29/09

em 30/09/2014 | 00h00min

XXIIICG - Dia 29/09Para as Capitulares já transcorreu uma semana desde que iniciaram os trabalhos. Foi um tempo trabalhoso, de estudo e de reflexão, depois de ter ouvido e discutido o relatório sobre a vida do Instituto. Com entusiasmo, todas se deixaram levar à “casa intercultural e intergeracional”, para viver com fé e esperança o evento carismático que toca profundamente a vida de cada FMA, das comunidades educativas e de todos os grupos da Família Salesiana.

Qual é o ar que se respira?  Perguntamos a algumas Capitulares que respondem:

«Respira-se um ar bom, ar de família, que aparece nas palavras e gestos simples e fraternos. Vive-se alegremente em comunhão cada momento do dia, fazendo experiência dos sentimentos e atitudes vividos pelos discípulos de Emaús. Sente-se viva a presença de Maria e o sopro do Espírito Santo, que é luz e discernimento para a revitalização do carisma. 

O relatório sobre a vida do Instituto, apresentado a várias vozes, pela Madre e pelas Conselheiras Gerais, traçou bem o procedimento conjunto e a atuação concreta da coordenação para a comunhão, em linha com os Capítulos precedentes e em sintonia com o Magistério da Igreja e do Instituto.

O compromisso de animação e de governo assumido pelo Instituto evidenciou também alguns desafios e perspectivas para “ser hoje, com e para os jovens, casa que evangeliza”.  Sentimos profundo reconhecimento à Madre e às Conselheiras que, nestes anos, de modo dinâmico e profético, animaram a vida das Inspetorias, favorecendo a vitalidade e visibilidade do carisma na Igreja e no mundo. 

É certo que o caminho evidencia também dificuldades, fragilidades da nossa vida e missão, mas nos sentimos unidas, sustentadas por Maria e na companhia de Jesus, que nos torna mais fortes e audazes para empreender passos concretos, que manifestem aos jovens o amor de Deus.

O Capítulo continua... o nosso olhar vai também à vida das Inspetorias que continuam rezando e oferecendo seu compromisso na missão.  Aqui sentimos o respiro do Mundo,  colocamos na oração todas as situações de dificuldades, de sofrimentos, de dor, que se vivem em tantos países nos quais estamos presentes com nossas obras. 

Agradecemos a todas as pessoas que nos acompanham com a oração e continuam a seguir o evento capitular e a compartilhá-lo na comunidade e com os jovens».

Fonte: Redação