senha

XXIIICG - Uma Casa Tão Grande Quanto o Mundo

em 27/09/2014 | 00h00min

XXIIICG - Uma Casa Tão Grande Quanto o MundoDepois da apresentação do Relatório sobre a vida do Instituto, do dia 23 a 26 de setembro, começou para as Capitulares um tempo forte de estudo e reflexão, alternado com momentos de trabalho pessoal, trabalho de grupo por Conferências Interinspetoriais e depois, na assembleia, ressonâncias e perguntas feitas à Madre e ao Conselho. É um momento muito intenso e trabalhoso, enriquecido com espaços serenos de fraternidade e de partilha, também na boa noite, de experiências diversas e multiculturais.

Em uma boa noite foi apresentado por Ir. Giuseppina Teruggi, Conselheira para o Âmbito da Comunicação Social, o DVD com o título: “Uma casa tão grande quanto o mundo”, produzido em colaboração com “Missões Dom Bosco”.

Ele foi elaborado na conclusão de um projeto sistemático de documentação de algumas obras do Instituto (uma por Conferência Interinspetorial) nas várias frentes da missão, em quatro Continentes. A colaboração com “Missões Dom Bosco” permitiu, realmente, realizar uma série de vídeos, difundidos em DVD, que chegaram a todas as Inspetorias e a cada comunidade.

As tomadas para vídeo tiveram o apoio do Âmbito, tanto para a encenação, como para a presença e acompanhamento in loco, na pessoa de uma Consultora do Âmbito, a quem tinha sido entregue a coordenação do projeto completo. Foi uma presença eficaz que objetivou também um contato concreto com as Comunidades onde aconteciam as tomadas, um conhecimento contextual mais aprofundado, o encorajamento a continuar uma missão específica, o apoio às pessoas comprometidas em tarefas e serviços específicos. Nos DVD realizados foram inseridas fichas de reflexão sobre problemas sociais de várias naturezas, aos quais o Instituto presta atenção particular.

O DVD “Uma casa tão grande quanto o mundo” é uma síntese de todos os vídeos, e oferece uma visão geral do conhecimento contextual do Instituto, inspirada no tema do Capítulo “Ser com os jovens casa que evangeliza” e na publicação intitulada: “Com os jovens pelos caminhos do mundo”, que recentemente foi complementada também por um ‘depliant’ ágil com finalidade vocacional.

Em sua articulação seria uma resposta às questões fundamentais pelas quais nos sentimos interpeladas: Como se pode descrever uma casa tão grande quanto o mundo? Como se pode narrar um carisma? E que pode ser uma ferramenta adicional para espalhar nas comunidades educativas e especialmente com os jovens, o conhecimento do carisma.

Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=kRnqyuHvZ8w

Fonte: Redação