senha

Peregrinação à Valponasca

em 13/09/2014 | 00h00min

Peregrinação à ValponascaAjudadas pelo silêncio, pela contemplação da natureza, na sua linguagem simples e misteriosa, as Capitulares foram convidadas no dia de hoje (13/09) a percorrer junto com Maria Domingas Mazzarello, a estrada que conduz à Valponasca para redescobrir o sentido profundo de Deus que permeava a sua vida.

«Caminhemos como peregrinas rumo à casa da contemplação e da adoração de Jesus presente no tabernáculo da nossa vida, na vida do Instituto e dos jovens» foi o convite feito a todas antes de colocar-se a caminho.

O dia foi uma oportunidade para retornar àquela atitude de escuta de alguns lugares simbólicos, muito queridos à Madre Mazzarello, que ainda hoje falam ao Instituto.

A janelinha, símbolo da Valponasca, lugar onde a jovem Maín aprendeu a ficar em adoração contínua, fala de um coração que ardia do amor de Deus, que colocava Deus no centro, um coração que tudo via na ótica de Deus.

Os vinhedos recordam a laboriosidade alegre de Maín, e o poço onde a cada manhã, mesmo com neve, Maín buscava água, fala de uma santidade que passa por caminhos difíceis.

No final da tarde, no retorno para Mornese, os moradores do lugar ofereceram às FMA uma encenação de alguns episódios da vida de Madre Mazzarello e das primeiras FMA a partir da figura de P. Pestarino, pároco e guia espiritual das jovens Maín e de Ângela Maccagno, coordenadora do primeiro grupo das Filhas da Imaculada.

O prefeito agradeceu e destacou o quanto é importante para Mornese ter sido o berço de Madre Mazzarello.

A Madre agradeceu a todos os presentes e disse: «Obrigada pela presença, pelo carinho e pelas raízes que vocês representam. Quando a Igreja canonizou Madre Mazzarello é como se toda a comunidade e, de qualquer forma, Mornese inteira tivesse sido reconhecida nos seus valores que foram a terra fecunda onde desabrochou a sua santidade. Obrigada, contamos com vocês».

veja mais fotos

Fonte: Redação