senha

Palavra da Inspetora - Agosto

em 31/07/2014 | 00h00min

Palavra da Inspetora  -  AgostoInspetoria Nossa Senhora da Penha
RJ/ES – Circ.08/2014

Queridas Irmãs,                           

"Toda a vocação exige sempre um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho".
Papa Francisco

Agosto além de ser um mês abençoado como todos os demais, é desde 1981 o mês vocacional . E assim sendo, nos convida e nos chama à reflexão para a importância da nossa vocação, levando-nos a descobrir nosso papel e compromisso com a Igreja e a sociedade.
Vocação significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: "Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus." (Rom 1, 1)
A palavra vocação vem do verbo no latim"vocare". Assim, vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde.
A vida é a grande vocação. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância. (Jo 10,10).
Neste mês vocacional, escutamos ainda os ecos do tema da JMJ/Rio 2013 -“ide e fazei discípulos entre as nações”- sem dúvida que o nosso testemunho de mulheres consagradas continua sendo essencial para o mundo de hoje. A vida consagrada diz respeito a toda a Igreja; não é uma realidade isolada, está colocada no próprio coração da Igreja e faz parte da vida, da santidade e missão da Igreja.
O Papa Francisco nos anima a sermos fecundas na missão, no anúncio, no testemunho do Evangelho. O próprio Cristo nos disse: “não tenham medo” (Mt 28,5). Como às mulheres na manhã da Ressurreição, nos é repetido: “Por que buscam entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5). Os sinais da vitória de Cristo Ressuscitado nos estimulam enquanto suplicamos a graça da conversão e mantemos viva a esperança que não decepciona. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências.
Convido cada uma a retomar a própria história vocacional e reler à luz da fé o itinerário que Deus foi traçando e continua traçando em sua vida. Tenho certeza que ante tal grandeza precisamos nos colocar de joelhos e reverenciar a generosidade de Deus para com cada uma de nós.

Com um coração grande agradeçamos e nos alegremos com:
- as ressonâncias positivas das Festas Julinas acontecidas em nossas escolas e projetos.
- com as participações em eventos, cursos e reuniões: (Ecosbrasil, SEPAC, Encontro Nacional de Pastoral da Comunicação, RESAS), e outros.
- reunião das Inspetoras: momento de partilha e projeção de novos passos da vida religiosa salesiana no Brasil.
- retorno de Ir. Clotildes do Projeto Jerusalém - experiência vital de aprofundamento da fé em Jesus Cristo e imersão nas raízes do Carisma Salesiano.

Programado para Agosto:
- uma passada/visita rápida nas comunidades (confirmarei as datas assim que verificá-las com as Diretoras).
- 08 e 10 - Reunião do Conselho Inspetorial
- 09 - Reunião das Diretoras de Comunidades
- 13 e 14 - Reunião da RESCOM – Rede de Comunicação Social - fma/sdb - Brasília. Desta reunião participarão: Ir. Cláudia, como Coordenadora inspetorial e Ir. Ana Teresa - pela RSB: fma/sdb - como inspetora referente da comunicação.
- 23 e 24 - Encontro dos Educadores Sociais - convidados: todos os educadores e Irmãs dos Projetos Sociais da Inspetoria. Para este encontro contamos com a assessoria do Pe. Agnaldo Soares de Lima,sdb. Estará trabalhando a temática: Sistema Preventivo e Estatuto da Criança e do Adolescente. O encontro acontecerá no Rio/INSA.

Com alegria preparemos nosso coração, nossos espaços educativos e educadores e educandos, para celebrarmos o inicio do bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Que este momento renove em nós a alegria de sermos na Igreja, consagradas para a juventude.

Meu abraço fraterno
Ir. Ana Teresa Pinto

Fonte: Redação